Filme: A Mosca (1986) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Filme: A Mosca (1986)

Lançado em 1986, "The Fly" é um excelente remake do filme "A Mosca da Cabeça Branca" de 1958. Apresenta uma história surreal e inteligente que consegue ficar na memória de quem o assiste. Foi dirigido por David Cronenberg que assina o roteiro em parceria com George Langelaan e Charles Edward Pogue. Ganhou o Oscar de Melhor Caracterização.

O filme conta a história do jovem cientista Seth Brundle (Jeff Goldblum) que conhece a jornalista Veronica Quaife (Genna Davis) durante um evento promovido pela Indústria Bartok. Ele convida a moça para conhecer o projeto que está desenvolvendo sobre teletransporte denominada "Telepod".

A jornalista fica encantada com o projeto que Seth desenvolveu e decide documentar todo o processo de teletransporte. Mas a convivência entre eles faz nascer uma forte atração e logo eles iniciam uma relação amorosa.

Após vários testes, o cientista consegue transportar um ser vivo e ele decide entrar na máquina e transportar a si próprio. Entretanto, algo sai errado. No momento que Seth entrou dentro da máquina, uma mosca o acompanhou e ocorre acidentalmente uma fusão molecular entre os dois.

O cientista sai aparentemente normal da máquina, mas com o passar dos dias sua personalidade começa a ficar alterada, além dele constatar que tem uma força inacreditável que não possuía antes do teletransporte. Sua forma física começa a ficar alterada, até que as unhas começam a cair e ele busca explicações pesquisando os arquivos da máquina, é então que descobre que havia uma mosca junto com ele no momento do teletransporte e que houve uma fusão entre os dois.

Aos poucos o cientista vai se transformando numa criatura bizarra e horrenda. Porém, Veronica descobre que está grávida e se apavora com que tipo de ser pode estar sendo gerado dentro de si.

História bizarra que perturba


"A Mosca" possui cenas muito fortes, não são todas as pessoas que tem estômago para assistir. E claro que se tratando de um filme do diretor Conenberg, vemos o terror misturado com a realidade e fantasia, proporcionando cenas chocantes e difíceis de digerir. Cada transformação de Seth, do humano numa aberração, distancia cada vez mais da sua amada Veronica. Ele busca ajuda, porém em vão. Ninguém pode ajudá-lo.

"A Mosca" não é um simples filme de terror, mas o horror puro em cenas repugnantes. Provoca no espectador um mix de sentimentos como pena, agonia, repulsa, tristeza e apreensão. O desfecho é doloroso, o sonhado projeto de teletransporte transforma o próprio idealizador em refém de si mesmo. Com certeza foi um dos melhores filmes do gênero que já assisti. Mas só avisando, o filme é asqueroso.

Duração: 96 minutos
Categorias: Ficção Científica, Terror, Drama, Clássico
Classificação: 14 anos
A Mosca (1986)
BIZARRO; SINISTRO; ASQUEROSO