O Silêncio do Lago (1988): a perturbadora face de um psicopata - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, julho 07, 2022

O Silêncio do Lago (1988): a perturbadora face de um psicopata

O Silêncio do Lago é um excelente filme de suspense psicológico escrito e dirigido por George Sluizer. O roteiro foi baseado no romance O Ovo de Ouro, do jornalista holandês Tim Krabbé.

O Silêncio do Lago
Gene Bervoets e Johanna ter Steege em cena no filme "O Silêncio do Lago"

Sinopse - Conta a história do jovem casal holandês Rex (Gene Bervoets) e Saskia (Johanna ter Steege), completamente apaixonado,  eles estão fazendo uma viagem de férias pela França. Durante a viagem, Saskia comenta que tem dormido mal devido a pesadelos, ela sonha que está presa em um ovo dourado que flutua no espaço. Rex também comenta que sonhou algo parecido.

Ao passarem por um túnel o carro fica sem combustível, o casal discute e Rex deixa Saskia sozinha. Na volta, ele a encontra do lado de fora do túnel, eles discutem, mas logo fazem as pazes e Rex estaciona o veículo em um posto de gasolina.

Saskia vai comprar refrigerantes enquanto seu namorado abastece o carro. Ela desaparece misteriosamente. A última imagem da moça fica registrada em uma fotografia tirada com uma câmera polaroid, Rex observa na foto que sua namorada conversava com um sujeito esquisito, porém, a distância da imagem dificulte uma identificação detalhada.

A partir desse momento, Rex dedica todo o seu tempo para encontrar sua amada. Os anos passam, a polícia encerra o caso, mas o jovem não desiste de encontrar Saskia. O rapaz passa então a receber cartas misteriosas de uma pessoa afirmando que sabe o paradeiro de Saskia. Passados três anos do sumiço de Saskia, Rex é abordado por Raymond Lemorne (Bernard-Pierre Donnadieu).

O homem aparentemente comum faz uma proposta inusitada para Rex. À princípio, Rex não aceita, mas ele fica intrigado e entra no jogo psicológico de Raymond. Eles seguem rumo a França. Durante a viagem Raymond vai revelando alguns detalhes que deixam Rex atormentado.

O mal vem sempre de onde menos espera

O Silêncio do Lago é um filme que proporciona uma experiência inesquecível. À primeira vista, o enredo soa simplista, trata-se do desaparecimento de uma mulher e a crescente obsessão do seu namorado em encontra-la. Mas não espere um filme esperançoso, O Silêncio do Lago é tenso e deprimente. O desespero do protagonista é contagiante, sofremos com ele e passamos o filme todo coletando pistas para descobrir o paradeiro de Saskia.

Conforme as respostas chegam, adentramos no mundo perturbador da psicopatia e, sem nenhuma cena sangrenta, O Silêncio do Lago torna-se chocante apenas pelo poder da dúvida. É um filme inquietante do começo ao fim, não sendo recomendável para pessoas que ficam facilmente deprimidas, o filme despertar medo, agonia, ansiedade e pavor. 

Não há dúvida que O Silêncio do Lago é um filme bem mais aterrorizante que qualquer filme de fantasmas, porque mostra que o mal vem de onde mesmo se espera. O desfecho finaliza de uma maneira única, acredito que nenhum espectador imaginou um final tão perturbador. Faz parte do meu Top 5 dos filmes que mais me deixaram desconfortável enquanto assistia.

Ficha técnica

Título original: Spoorloos
Duração: 107 minutos
Gênero: Suspense, Mistério, Clássico
Classificação etária16 anos
País de origem: Países Baixos, França, Alemanha Ocidental
Ano de lançamento: 1988