Valsa com Bashir (2008): sobre a amargura da guerra - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, abril 30, 2022

Valsa com Bashir (2008): sobre a amargura da guerra

Valsa com Bashir é um documentário biográfico de animação israelita escrito e dirigido por Ari Folman. O diretor foi um dos jovens israelenses convocados pelo exército para ajudar os libaneses a conter o avanço da OLP no país.

Valsa com Bashir
Cena do filme "Valsa com Bashir"

Sinopse - Tudo começa em um bar, numa noite qualquer um homem conta ao velho amigo Ari Folmon sobre um pesadelo recorrente no qual é perseguido por 26 cães alucinados. O sonho se repete todas as noites com o mesmo número de cães furiosos. Ambos concluem que o pesadelo tem a ver com a missão deles no exército israelense contra o Líbano, décadas atrás.

Ari, no entanto, fica surpreso ao perceber que não consegue mais se lembrar de nada sobre aquele período da sua vida. Intrigado com o enigma, ele decide se encontrar e entrevistar velhos camaradas pelo mundo. Ele sente necessidade de relembrar deste passado, mas, quanto mais ele se aprofunda no mistério, mais suas lembranças se tornam aterrorizantes e surreais.

Não há dúvida que o elemento mais importante deste filme é a fusão do documentário com a animação. Algo que parecia impossível. Afinal, são dois gêneros que operam com realidades distintas e não-intercambiáveis. A animação trabalho o irreal, o documentário faz exatamente o seu oposto, mostrando o real e, unir esses dois gêneros tão diferentes é coisa inacreditável, mas Ari Folman provou que essa fusão dá certo e nos presenteia com uma animação incrivelmente bela, triste e encantadora ao mesmo tempo.

Sobre traumas de guerra

Valsa com Bashir retrata o envolvimento do Estado de Israel no massacre, além de ressaltar a participação dos soldados que lutaram nesta guerra. Vamos acompanhando os traumas terríveis gerados pelo massacre, não é difícil comparar com os campos de concentração onde os judeus eram exterminados.

É impossível segurar a emoção nos últimos 5 minutos, terminei de assistir completamente devastada, não conseguia chorar, apenas um nó sufocava minha garganta. Aquelas imagens jamais sairão da minha cabeça. Será que a humanidade conseguirá passar 24 horas sem promover guerras? 

Será que as gerações futuras poderão viver numa Terra de paz? Será que o ser humano conseguirá evoluir e abandonará essa ânsia de estar sempre certo? São tantas perguntas sem respostas, mas eu ainda acredito na humanidade. Valsa com Bashir é um filme único, corajoso, poético e necessário. 

Ficha técnica

Título original: Vals Im Bashir
Duração: 90 minutos
Gênero: Animação, Biografia, Guerra, Documentário, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Israel, Estados Unidos da América, Finlândia, Suíça, Bélgica, França, Austrália
Ano de lançamento: 2008