Os 39 Degraus (1935): clássico britânico de Hitchcock - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, abril 30, 2022

Os 39 Degraus (1935): clássico britânico de Hitchcock

Os 39 Degraus é considerado o maior expoente da fase inglesa de Alfred Hitchcock. Sobretudo, é um momento em que o cineasta estabelecia um caminho único, que mais tarde se consagraria como seu. O roteiro foi escrito por Charles BennettIan Hay. O filme marca a volta de Hitchcock filmando um thriller de espionagem e, desta vez adaptava para o cinema o famoso romance homônimo de John Buchan.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Robert Donat e Madeleine Carroll em cena no filme "Os 39 Degraus"

Sinopse - Tudo começa quando um turista, Hannay (Robert Donat), assiste a uma série de números num teatro de Music Hall, e o vê terminar abruptamente com o disparar de dois tiros, sendo abordado por uma mulher que lhe pede que a leve para casa. Essa mulher é Annabella Smith (Lucie Mannheim).

A misteriosa Annabella confessa ser uma agente secreta e está sendo perseguida por causa de um segredo que tenta evitar que saia do país. Porém, durante essa mesma noite, a mulher é assassinada e Hannay começa a temer pela sua própria vida.

Envolvido no mistério, Hannay tem que correr contra o tempo para descobrir a verdade. Só que ele está sozinho na investigação, além de fugir da polícias e dos criminosos. Hannay segue pistas que não compreende e enfrenta riscos inesperados.

Hannay decide que a única forma de provar a sua inocência é descobrir os segredos por detrás da rede de espiões conhecidos como 'Os 39 Degraus'. Mas, ele se envolve em situações inusitadas após ser algemado a Pamela (Madeleine Carroll). Juntos, esse casal faz surgir cenas hilárias. Além do mais, o desfecho do filme é apoteótico.

Precursor do gênero noir

Os 39 Degraus acumula pequenos episódios dentro da trama e vai construindo uma história de suspense tensa e eletrizante. Pode-se dizer que este filme é um precursor do gênero noir, mesmo que o gênero só ficasse oficializado em 1941.

Foi um dos maiores sucessos de Hitchcock da época e, continua sendo, visto que, é citado nas listas dos melhores filmes britânicos de todos os tempos. Teve várias remakes, mas sem a mesma relevância desta versão hitchcockiana de 1935. Ainda que se passe várias décadas de lançamento, Os 39 Degraus consegue nos prender na trama bem mais que um filme contemporâneo.

Ficha técnica

Título original: The 39 Steps
Duração: 86 minutos
Gênero: Suspense, Mistério, Clássico
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Reino Unido
Ano de lançamento: 1935