Volver (2006): sobre a força feminina - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, março 15, 2022

Volver (2006): sobre a força feminina

Volver é um ótimo filme de drama do cineasta Pedro Almodóvar. O roteiro escrito pelo próprio Almodóvar mergulha com profundidade no universo feminino.

Volver
Penélope Cruz em cena no filme "Volver"

Sinopse - A trama repleta de feminilidades é centrada em duas irmãs órfãs: Raimunda (Penélope Cruz) e Sole (Lola Dueñas). Elas compartilham juntas a dor de ter perdido os pais em um incêndio e a tia Paula (Chus Lampreave) que ambas adoram, está a beira da morte.

Raimunda é uma mulher forte, que possui um passado traumático. Ela é casada com o operário Paco (Antonio de la Torre) e tem uma filha de 14 anos de idade, Paula (Yoana Cobo). Sole é solteira, e trabalha como cabeleireira no seu próprio salão de beleza.    

Ambas levavam suas vidas tranquilamente, até que de uma hora para outra, a vida das duas irmãs vira do avesso. Raimunda encontra seu marido assassinado na cozinha de casa, esfaqueado por sua filha Paula que tentou se defender de um abuso sexual.

Simultaneamente, a tão amada tia Paula acaba falecendo. Raimunda precisa agir rapidamente para encobrir o crime, enquanto isso, Sole viaja sozinha para se despedir da tia. Como se tudo isso já não bastasse para deixar as duas irmãs enlouquecidas, eis que Sole trás do vilarejo natal, uma bagagem nada convencional, ela volta com o fantasma da mãe que havia morrido no incêndio.

Para complicar um pouquinho mais, temos Agustina (Blanca Portillo), vizinha da família que encontra-se com uma doença terminal e pede para Raimunda descobrir algo do passado, que somente o fantasma da Irene (Carmem Maura) sabe. Tudo isso faz parte apenas do início dessa trama complexa, mas ao mesmo tempo bastante simples. 

Filme de essência feminina

Volver é uma história comovente sobre mulheres fortes e corajosas. Almodóvar nos presenteia com mais esta obra-prima do cinema europeu, um filme rico em detalhes, cores, mistérios e reviravoltas, e ainda aprendemos uma lição fundamental que é de acertar as contas com o passado.

Inicialmente, não sabemos ao certo quem 'volta', mas logo descobrimos a situação surreal e cada cena fica envolvente e deliciosa de acompanhar. Adentramos no seio familiar dessas três gerações de mulheres fortes, cheias de segredos, traumas e culpas.

É um filme de essência feminina, os homens são apenas meros coadjuvantes, são raras as cenas em que aparecem. Toda a história é conduzida por elas. No geral, Volver é um filme para ser sentido, não explicado. 

Ficha técnica

Título original: Volver
Duração: 121 minutos
Gênero: Mistério, Policial, Comédia, Drama
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Espanha
Ano de lançamento: 2006