Exótica (1994): sobre as complexidades das relações humanas - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, março 13, 2022

Exótica (1994): sobre as complexidades das relações humanas

Exótica é um filme de drama canadense escrito e dirigido por Atom Egoyan, de Convidado de Honra (2019, Memórias Secretas (2015), Verdade Nua (2005).

Exótica
Mia Kirshner e Don McKellar em cena no filme "Exótica"

Sinopse - No filme, acompanhamos a curiosa vida noturna dos frequentadores de um clube de strip-tease em Toronto, no Canadá, chamado Exotica. Um dos clientes é Francis Brown (Bruce Greenwood), um auditor fiscal que é obcecado por Christina (Mia Kirshner), uma jovem stripper vestida com um uniforme de colegial que sempre lhe oferece uma dança particular.

Isso provoca o ciúme do DJ do clube, Eric (Elias Koteas), ex-namorado de Christina e pai do filho de Zoe (Arsinée Khanjian), proprietária do estabelecimento. 

Francis paga para Tracey (Sarah Polley), filha do seu irmão Harold (Victor Garber), para ser babá, no entanto, ele não tem filhos e a garota usa o tempo para praticar aulas de música. O relacionamento entre os irmãos é bastante tenso porque no passado Francis descobriu uma traição de sua esposa com seu irmão.

Certa noite, Francis, induzido por Eric, quebra uma das regras do clube e é expulso do local. Nesse meio tempo, ele investiga Thomas (Don McKellar) por contrabando de ovos de aves em extinção. Ao descobrir algumas irregularidades, Francis chantageia Thomas a frequentar o clube a fim de descobrir algo sobre sua expulsão.

Enquanto espera do lado de fora, Francis é confrontado por Eric que lhe faz uma revelação avassaladora. Ao mesmo tempo, Christina revela a Thomas segredos do seu passado.

Carregado de melancolia

Exótica é um ótimo filme que nos envolve enquanto vamos fazendo conexões das histórias contadas. Sabemos que todos os personagens estão conectados de alguma forma e as revelações vão surgindo aos pouco nos instigando a buscar por mais respostas. O enredo é bastante intrincado, com reviravoltas incomuns que ocasionalmente soam confusas, mas nada que estrague a experiência de assistir. 

Embora a trama seja centrada em um clube noturno, o filme na realidade é sobre comportamento obsessivo e a dificuldade se seguir em frente. Nenhum dos personagens está disposto a desapegar do seu passado. Exótica é carregado de melancolia e pessimismo. Não é um filme para todos, a lentidão e a falta de explicações imediatas podem não agradar o público que prefere um  enredo mastigado.  

Ficha técnica

Título original: Exotica
Duração: 103 minutos
Gênero: Drama, Mistério
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Canadá
Ano de lançamento: 1994