Filme: Exótica (1994) - Dicas de Filmes Pela Scheila

domingo, 13 de março de 2022

Filme: Exótica (1994)

"Exotica" é um filme de drama canadense lançado em 1994. Escrito e dirigido por Atom Egoyan, o filme tenta mostrar o quanto os clubes de strip-tease desempenham em uma sociedade obcecada por sexo.

No filme, acompanhamos a curiosa vida noturna dos frequentadores de um clube de strip-tease em Toronto, no Canadá, chamado Exotica. Um dos clientes é Francis Brown (Bruce Greenwood), um auditor fiscal que é obcecado por Christina (Mia Kirshner), uma jovem stripper vestida com um uniforme de colegial que sempre lhe oferece uma dança particular.


Isso provoca o ciúme do DJ do clube, Eric (Elias Koteas), ex-namorado de Christina e pai do filho de Zoe (Arsinée Khanjian), proprietária do estabelecimento. 

Francis paga para Tracey (Sarah Polley), filha do seu irmão Harold (Victor Garber), para ser babá, no entanto, ele não tem filhos e a garota usa o tempo para praticar aulas de música. O relacionamento entre os irmãos é bastante tenso porque no passado Francis descobriu uma traição de sua esposa com seu irmão.

Certa noite, Francis, induzido por Eric, quebra uma das regras do clube e é expulso do local. Nesse meio tempo, ele investiga Thomas (Don McKellar) por contrabando de ovos de aves em extinção. Ao descobrir algumas irregularidades, Francis chantageia Thomas a frequentar o clube a fim de descobrir algo sobre sua expulsão.

Enquanto espera do lado de fora, Francis é confrontado por Eric que lhe faz uma revelação avassaladora. Ao mesmo tempo, Christina revela a Thomas segredos do seu passado.

Carregado de melancolia


"Exótica" é um ótimo filme que nos envolve enquanto vamos fazendo conexões das histórias contadas. Sabemos que todos os personagens estão conectados de alguma forma e as revelações vão surgindo aos pouco nos instigando a buscar por mais respostas. O enredo é bastante intrincado, com reviravoltas incomuns que ocasionalmente soam confusas, mas nada que estrague a experiência de assistir. 

Embora a trama seja centrada em um clube noturno, o filme na realidade é sobre comportamento obsessivo e a dificuldade se seguir em frente. Nenhum dos personagens está disposto a desapegar do seu passado. "Exótica" é carregado de melancolia e pessimismo. Não é um filme para todos, a lentidão e a falta de explicações imediatas podem não agradar o público que prefere um  enredo mastigado.  

Duração: 103 minutos
Categorias: Drama, Mistério
Classificação: 14 anos
Exótica (1994)
EMBREMÁTICO; MELANCÓLICO