A Marca da Pantera (1982): sobre instintos selvagens - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, maio 21, 2021

A Marca da Pantera (1982): sobre instintos selvagens

A Marca da Pantera é um filme de terror fantástico dirigido por Paul Schrader a partir do roteiro escrito por DeWitt Bodeen, que foi baseado levemente no clássico Sangue de Pantera (1942).

Dicas de Filmes Pela Scheila
Nastassja Kinski) em cena no filme "A Marca da Pantera"

Sinopse - A trama gira em torno de Irena Gallier (Nastassja Kinski), uma jovem órfã que viaja a Nova Orleans para se reencontrar Paul (Malcolm McDowell), seu irmão, que não vê desde a morte de seus pais. Paul esteve internado em diversas clínicas psiquiatras nos últimos anos e mora com Famale (Ruby Dee).

No dia seguinte, Irina visita o zoológico, é atraída pelo recém-capturado leopardo e acaba esquecendo da hora. Ela é surpreendida por Oliver Yates (John Heard), o curador do zoológico, que a leva para jantar e oferece a ela um emprego na loja de presentes.
 
Em casa, Paul  passa a assediar a irmã, ao mesmo tempo a deixa horrorizada ao revelar que ambos que pertencem a uma tribo que se transformam em panteras assassinas e, que somente uma relação incestuosa é capaz de salvá-los dessa terrível sina. Irina foge assustada, um policial a ajuda e ao levá-la de volta para casa, descobre no porão um verdadeiro ritual de horrores.

Irena é aconselhada a sair da residência, ela então vai morar com Oliver. A jovem está apaixonada pelo curador, mas teme sua condição, ao mesmo tempo que sente ciúmes de Alice (Annette O'Toole), colega de Oliver e antiga paixão do mesmo. Apesar dos riscos, Irina opta por relaciona-se intimamente com Oliver, no entanto, sua verdadeira condição aflora...

Terror e fantasia se misturam 

A Marca da Pantera é um bom filme que mescla terror e fantasia, acrescentando pitadas de erotismo. Aliás, tudo que era sugerido no filme original, neste é escancarado, principalmente no que se refere a violência, que aqui é explícita. Os efeitos especiais são típicos dos anos 80, naquela época não havia recursos de computação gráfica, então alguns são meio "toscos".

É um filme que carrega características das obras oitentistas; tem uma trilha sonora marcante e uma atmosfera misteriosa, mas peca na construção do roteiro e na lentidão em alguns momentos. A Marca da Pantera é assistível, mas longe de ser inesquecível.

Ficha técnica

Título original: Cat People
Duração: 118 minutos
Gênero: Terror, Fantasia, Suspense, Drama
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1982