Sangue de Pantera (1942): quando o horror é sugerido - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, dezembro 16, 2020

Sangue de Pantera (1942): quando o horror é sugerido

Sangue de Pantera é um belo filme de terror dirigido por Jacques Tourneur que mostra uma das suas qualidade mais geniais, o brilhante uso da escuridão e sombras pra criar uma atmosfera sombria e enfatizar o medo do desconhecido. O roteiro foi escrito por DeWitt Bodeen.
Sangue de Pantera
Simone Simon e Ken Smith em cena no filme "Sangue de Pantera"

Sinopse - A trama gira em torno de Irena Dubrovna (Simone Simon), uma bela e misteriosa jovem sérvia, que vai trabalhar em Nova York como designer de modas e se envolve com o engenheiro naval americano Oliver Reed (Ken Smith).

Conquistado pela beleza peculiar e pelo jeito introspectivo da garota (que a convida para uma xícara de chá em seu apartamento e lhe confidencia que não tem nenhum amigo americano). O inevitável acontece, eles se apaixonam e se casam. Todavia, Irena acredita ser descendente de uma linhagem mística de mulheres panteras, que se transformam na criatura ao se relacionarem sexualmente ou sentirem ciúmes.

Segundo a lenda, as mulheres panteras descendem de bruxas que conseguiram fugir da execução promovida pelo Rei João da Sérvia (o qual Irena tem uma estátua em sua sala).

O casamento deles vai de mal a pior, pois a frustração sexual entre o casal aumenta com o decorrer dos dias e se complica ainda mais quando Alice Moore (Jane Randolph), companheira de trabalho de Reed, se aproxima cada vez mais do rapaz.

O Dr. Louis Judd (Tom Conway), psiquiatra que Reed contrata para avaliar o problema da sua esposa, e que também acaba envolvido pela sedução intrigante da estrangeira. A partir desse momento, a tensão crescente entre esse quarteto e o ciúme que Irena começa a sentir, vai saindo do seu controle e toda a sua repressão começa a despertar a "felina" dentro dela.

Um clássico inesquecível

Sangue de Pantera é um um filme sensacional com várias cenas memoráveis. O suspense é conduzido aos poucos, aumentando a tensão conforme a história se desenvolve. 

A junção do noir com o horror transformam esse filme em uma experiência inesquecível. O detalhe mais importante dos filmes de terror das décadas de 30, 40 e 50 é exatamente algo que se perdeu devido a evolução tecnológica, a sugestão. Nessas décadas, os recursos eram limitados, por exemplo, reproduzir uma pessoa se transformando em um monstro, mas as cenas sugeriam isso, nossa imaginação entrava em ação como nos livros. 

Sinto falta disso nos filmes recentes de terror, desse medo do desconhecido que causa calafrios. Sangue de Pantera foi o primeiro noir que trouxe um horror sugestivo e, ao invés do clima gótico e sustos fáceis, o diretor apresentou o conflito psicológico, algo incomum para o gênero na época. O filme mostra uma história sobre autodestruição de uma forma fascinante.

Ficha técnica

Título original: Cat People
Duração: 73 minutos
Gênero: Film-Noir, Suspense, Mistério, Terror
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1942