Filme: Os Miseráveis (1998) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, maio 21, 2021

Filme: Os Miseráveis (1998)

"Les Miserables" chama a atenção pela fidelidade à obra do escritor Victor Hugo, aqui é retratado toda a angustia de quem vivia a margem da sociedade. Foi dirigido pelo dinamarquês Bille August e roteirizado por Rafael Yglesias. O lançamento do filme aconteceu em 1998.

Esta é a sexta adaptação para o cinema da obra de Victor Hugo, publicada em 1862. O filme fascina pelo realismo que narra os fatos, mostrando que existem muitas pessoas semelhantes aos personagens, mesmo nos dias atuais, que estão à margem da sociedade, tentando sobreviver das migalhas que lhes sobra.

Após cumprir 19 anos de prisão com trabalhos forçados por ter roubado um pedaço de pão, Jean Valjean (Liam Neeson) é acolhido por um gentil bispo (Peter Vaughan), que lhe dá comida e abrigo.

No entanto, havia tanto rancor na sua alma que no meio da noite ele rouba a prataria e agride o bispo. Quando Valjean é preso pela polícia com toda aquela prata, ele é levado até o bispo, que confirma a história de lhe ter dado a prataria e ainda pergunta por qual motivo ele esqueceu os castiçais, que deveriam valer pelo menos dois mil francos.

Este gesto nobre do religioso devolve a fé que aquele homem amargurado tinha perdido. Após nove anos, ele se torna prefeito e principal empresário em uma pequena cidade da França.

Entretanto,  sua paz acaba quando Javert (Geoffrey Rush), um guarda da prisão que segue a lei inflexivelmente, tem praticamente certeza de que o prefeito é o ex-prisioneiro que nunca se apresentou para cumprir as exigências do livramento condicional.

A penalidade para esta falta é prisão perpétua, mas ele não consegue provar que o prefeito e Jean Valjean são a mesma pessoa. Neste meio tempo uma das empregadas de Valjean, Fantine (Uma Thurman), que tem uma filha que é cuidada por terceiros, é despedida, se vê obrigada a se prostituir e acaba sendo presa.

Seu ex-patrão descobre o que acontecera e usa sua autoridade para libertá-la. Sentindo que ela pode morrer ele promete cuidar da filha, mas antes de pegar a criança sente-se obrigado a revelar sua identidade para evitar que um prisioneiro, que acreditavam ser ele, não fosse preso no seu lugar. Deste momento em diante Javert volta a persegui-lo, a mãe da menina morre mas sua filha é resgatada por Valjean.

O inspetor Javert tenta prendê-lo, mas Valjean, junto com Cosette se esconde dentro de um convento, onde trabalha como jardineiro e sua protegida estuda. Após 10 anos, Cosette (Claire Danes) desiste de ser freira e eles saem do convento e se alojam em uma casa nos arredores de Paris.

Nessa época, na Europa, está ocorrendo a Revolução de 1830, que tinha como pano de fundo o liberalismo e o nacionalismo como ideologia. Na França, o povo é liderados pelos burgueses e por sociedades secretas, que tentavam derrubar Carlos X, para implantar a República.

Cosette acaba se apaixonando por um dos lideres popular, Marius (Hans Matheson). Esta paixão acaba levando novamente o Inspetor Javert a descobrir onde morava Valjean e continuar a perseguição.

É revoltante assistir as humilhações físicas e morais cometidas por aqueles que se achavam os donos da verdade. 

A fotografia mostra um clima pesado, denso, trazendo a sensação da França daquela época em que não tinha dias ensolarados, apenas dias cinzentos e tristeza estampada nos semblantes das pessoas. A direção é impecável, os diálogos são inteligentes e com diversas críticas à sociedade, as atuações e figurinos são perfeitos. 

Apesar de ser belíssimo, esta versão não é a minha favorita, o musical de 2012 conseguiu me emocional profundamente. Talvez seja porque os musicais estão entre os meus gêneros preferidos, também senti falta da Éponine nesta adaptação. De qualquer forma, "Os Miseráveis" é um filme imperdível para todos que apreciam bons filmes e altamente recomendável.

Duração: 134 minutos
Categorias: Drama, Policial, Histórico, Romance
Classificação: 12 anos
Filme: Os Miseráveis (1998)

PUNGENTE; REVOLTANTE; EMOTIVO