A Mulher do Pastor (2011): sobre falsas aparências - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, maio 21, 2021

A Mulher do Pastor (2011): sobre falsas aparências

A Mulher do Pastor é um filme de drama inspirado em fatos reais que aconteceram em Selmer, uma localidade com cerca de 5.000 habitantes no condado de Fayette, junto à fronteira com o Mississippi, Estados Unidos. Foi dirigido por Norma Bailey a partir do roteiro escrito por Robert L. Freedman e teve como base o romance homônimo de Diane Fanning.

A Mulher do Pastor
Rose McGowanem cena no filme "A Mulher do Pastor"

Sinopse - A trama é centrada em Mary Winkler (Rose McGowan), uma dona de casa e mãe de três filhas, casada com Matthew Winkler (Michael Shanks), um pastor admirado em sua comunidade por sua simpatia e seus pontos de vista sobre os valores da família. Para muitos na cidade, os Winklers são vistos como uma família perfeita.

Entretanto, certa manhã na casa dos Winkler, um tiro de espingarda é ouvido pelas crianças. Mary sai rapidamente de carro em uma viagem e leva as meninas junto, mesmo elas estando assustadas e perguntando pelo pai.

Os vizinhos ficam preocupados com a ausência do pastor na comunidade, vão até sua casa e encontram Matthew morto no quarto com um tiro de espingarda. Temendo que a família Winkler tenha sido raptada, as autoridades locais, estaduais e FBI emitem um alerta. Eventualmente, um carro de patrulha encontra Mary e seus filhos, mas eles também encontram uma espingarda em seu carro e a Sra Winkler passa a ser a principal suspeita do crime.

Mary acaba admitindo que atirou no marido, isso choca a comunidade e deixa os pais do pastor perplexos. À princípio, Mary se recusa a revelar mais sobre o incidente, mas seu advogado consegue convencê-las a revelar o lado obscuro do esposo, visto por todos como exemplar.

Ela revela que Matthew era duas caras, perante a comunidade era um homem de princípios, mas em casa era irritado e abusivo. Ela também relata no tribunal que o marido era um hipócrita e a obrigava a vestir-se como uma prostituta antes que eles tiveram relações sexuais e a fez assistir pornografia online junto com ele. Após todas as revelações, ela diz ao júri que, apesar do abuso que sofreu, ainda amava Matthew e nunca queria matá-lo, ela só queria que ele parasse de maltratá-la.

Um casamento de humilhações 

A Mulher do Pastor é um filme interessante. No início não criei nenhuma expectativa, mas me surpreendi positivamente no decorrer da trama. A história foi bem trabalhada, as atuações foram convincentes e o ritmo calmo é propício para acompanharmos todos os fatos que levaram àquela esposa que amava seu marido a cometer um ato tão extremo.

O filme também induz o público a refletir sobre os falsos pregadores, homens que na frente dos fiéis são exemplares, mas fora da igreja cometem diversas maldades. Há pessoas que usam a religião para encobrir seus distúrbios de caráter, isso não ocorre apenas nas igrejas evangélicas, mas em todas as religiões.

Em resumo, A Mulher do Pastor mostra uma história real de humilhação e sofrimento de uma mulher que chegou ao seu limite e procurou fazer justiça com as próprias mãos.

Ficha técnica

Título original: The Pastor's Wife
Duração: 87 minutos
Gênero: Biografia, Drama, Policial
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2011