sexta-feira, maio 21, 2021
A Mulher do Pastor (2011): sobre falsas aparências
A Mulher do Pastor é um filme de drama inspirado em fatos reais que aconteceram em Selmer, uma localidade com cerca de 5.000 habitantes no condado de Fayette, junto à fronteira com o Mississippi, Estados Unidos. Foi dirigido por Norma Bailey a partir do roteiro escrito por Robert L. Freedman e teve como base o romance homônimo de Diane Fanning.
Entretanto, certa manhã na casa dos Winkler, um tiro de espingarda é ouvido pelas crianças. Mary sai rapidamente de carro em uma viagem e leva as meninas junto, mesmo elas estando assustadas e perguntando pelo pai.
Os vizinhos ficam preocupados com a ausência do pastor na comunidade, vão até sua casa e encontram Matthew morto no quarto com um tiro de espingarda. Temendo que a família Winkler tenha sido raptada, as autoridades locais, estaduais e FBI emitem um alerta. Eventualmente, um carro de patrulha encontra Mary e seus filhos, mas eles também encontram uma espingarda em seu carro e a Sra Winkler passa a ser a principal suspeita do crime.
Mary acaba admitindo que atirou no marido, isso choca a comunidade e deixa os pais do pastor perplexos. À princípio, Mary se recusa a revelar mais sobre o incidente, mas seu advogado consegue convencê-las a revelar o lado obscuro do esposo, visto por todos como exemplar.
Ela revela que Matthew era duas caras, perante a comunidade era um homem de princípios, mas em casa era irritado e abusivo. Ela também relata no tribunal que o marido era um hipócrita e a obrigava a vestir-se como uma prostituta antes que eles tiveram relações sexuais e a fez assistir pornografia online junto com ele. Após todas as revelações, ela diz ao júri que, apesar do abuso que sofreu, ainda amava Matthew e nunca queria matá-lo, ela só queria que ele parasse de maltratá-la.
Um casamento de humilhações
A Mulher do Pastor é um filme interessante. No início não criei nenhuma expectativa, mas me surpreendi positivamente no decorrer da trama. A história foi bem trabalhada, as atuações foram convincentes e o ritmo calmo é propício para acompanharmos todos os fatos que levaram àquela esposa que amava seu marido a cometer um ato tão extremo.O filme também induz o público a refletir sobre os falsos pregadores, homens que na frente dos fiéis são exemplares, mas fora da igreja cometem diversas maldades. Há pessoas que usam a religião para encobrir seus distúrbios de caráter, isso não ocorre apenas nas igrejas evangélicas, mas em todas as religiões.
Em resumo, A Mulher do Pastor mostra uma história real de humilhação e sofrimento de uma mulher que chegou ao seu limite e procurou fazer justiça com as próprias mãos.
Ficha técnica
Título original: The Pastor's Wife
Duração: 87 minutos
Gênero: Biografia, Drama, Policial
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2011