Fé Corrompida (2017): sobre posicionamentos religiosos - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, abril 14, 2021

Fé Corrompida (2017): sobre posicionamentos religiosos

Fé Corrompida é um ótimo filme de suspense dramático escrito e dirigido por Paul Schrader, que também dirigiu A Marca da Pantera (1982), O Dono da Noite (1992), O Contador de Cartas (2021), entre outros sucessos.

Fé Corrompida
Ethan Hawke e Amanda Seyfried em cena no filme "Fé Corrompida"

Sinopse - A trama gira em torno do Reverendo Ernst Toller (Ethan Hawke), o pastor da histórica Primeira Igreja Reformada em Nova York, que está prestes a completar 250 anos de fundação. Ele, um ex-militar sofre pela perda do filho que ele encorajou a se alistar nas forças armadas.

Enquanto o reverendo Joel Jeffers (Cedric the Entertainer), líder da Abundant Life, uma megacongregação religiosa a qual a Reformada é vinculada, está empolgado com a data festiva, Toller não está nada animado, o religioso continua a rotina de celebrar cultos e escrever um diário.

Certo dia, após a celebração do culto, Toller recebe a visita de Mary Mensana (Amanda Seyfried). Ela está preocupada com o marido Michael (Philip Ettinger), que acaba de retornar do Canadá e está sofrendo de depressão.

Inicialmente o reverendo reluta, mas acaba aceitando conversar com o rapaz. Michael é um ambientalista que abraçou a causa com tanta paixão, que acabou sucumbindo. Toller consegue dar um pouco de ânimo ao rapaz, mas os fantasmas do aquecimento global, desmatamento, poluição… o persegue dia e noite. Michael teme pelo futuro da humanidade e vê no reverendo a sua salvação, mas para Toller esse encontro pode ser sua perdição.

Será que seremos perdoados?

Fé Corrompida também conhecido por No Coração da Escuridão, é um filme intenso e reflexivo. Um dos mais intimistas que já assisti porque além de desnudar a alma do protagonista, conseguiu desnudar minha alma e abriu um leque de questionamentos acerca da religião e sua posição diante da destruição do planeta. Se nosso corpo é um templo sagrado que deve ser preservado, imagine então o planeta que é a obra-prima do Criador. Será que seremos perdoados por estarmos destruindo a criação de Deus? 

Quem se preocupa com o destino do planeta certamente entenderá a agonia do protagonista que observa o silêncio daqueles que comandam a igreja. Em certo momento, o reverendo Jeffers diz que a destruição do planeta é vontade de Deus, nem sei descrever o que senti nesse momento, foi um misto de revolta e horror. 

Compreendi perfeitamente as angustias do religioso, sou temente a Deus, minha fé Nele aumenta cada dia mais, mas não acredito em nenhuma religião, optei por trazer Deus no meu coração e não buscá-lo em construções feitas por homens.

"Fé Corrompida" mostra o quão manipuláveis são aqueles que comandam a igreja cristã. As religiões estão cada dia mais sintonizadas com coisas mundanas do que com a espiritualidade. 

Não é um filme religioso, embora se passe quase todo dentro de uma igreja, mas é um filme profundamente espiritual que fará com que os espectadores revejam suas crenças. Valeu cada minuto assistido.

"Deus vai nos perdoar pelo que estamos fazendo com o mundo?"

Ficha técnica

Título original: First Reformed
Duração: 113 minutos
Gênero: Drama, Suspense, Mistério
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2017