Filme: Jane Eyre (2011) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, abril 15, 2021

Filme: Jane Eyre (2011)

 "Jane Eyre" é um lindo filme britânico lançado em 2011. O roteiro de Moira Buffini foi baseado no clássico da literatura de mesmo nome, escrito por Charlotte Brontë. Foi dirigido por Cary Fukunaga e recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Figurino.


Esse filme moderniza a história de Jane Eyre (Mia Wasikowska) e Edward Rochester (Michael Fassbender), deixando-a mais envolvente e sombria. O filme começa quando Jane foge de Thornfield e acaba encontrando refúgio na casa da família Rivers.

Por meio de flashbacks, vamos acompanhando a triste história de Jane. Quando criança, ela é criada pela tia (Sally Hawkins) que, após seus pais morrerem, é enviada para um internato religioso. Lá, a vida de Jane é só sofrimento.

Ao completar 18 anos, vai trabalhar como governanta em Thornfield Hall, mansão cujo proprietário é o charmoso Edward Rochester (Michael Fassbender).

Com o passar do tempo, Jane se apaixona pelo patrão, no entanto, Edward esconde muitos segredos que aos poucos vão sendo revelados. Será que o amor que Jane sente suportará tantas provas?

Raramente uma produção cinematográfica se iguará à sua obra de origem, a história narrada no livro é repleta de detalhes que seria impossível transpor para o cinema, certamente se tornaria massante. No caso desta famosa história da escritora Charlotte Brontë, não é diferente, diversas partes foram retiradas, mas isso não reduz a qualidade do filme, que mesmo sendo um melodrama consegue agradar vários públicos. 

O filme "Jane Eyre" focou numa belíssima locação, todo filmado na Inglaterra. O roteiro se concentrou na amizade e lealdade (ponto forte) e a atmosfera gótica impressiona e instiga o espectador. Mesmo quem já conhece a história e seu desfecho fica curioso para saber como tudo vai acabar. E falando em desfecho, que final encantador, difícil segurar as lágrimas.

Filme: Jane Eyre (2011)
"Jane Eyre" é um filme bem feito, bonito visualmente e recheado de mistérios. A elegância do cinema inglês está presente nesta obra recriando com perfeição os cenários góticos da sociedade inglesa vitoriana. É um filme que merece ser assistido.


CHARMOSO; INSTIGANTE; ADORÁVEL


Duração: 120 minutos


Categorias: Romance, Drama


Classificação: 12 anos