A Viagem de Chihiro (2001): obra-prima de Hayao Miyazaki - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, abril 13, 2021

A Viagem de Chihiro (2001): obra-prima de Hayao Miyazaki

A Viagem de Chihiro é um anime sensorial escrito e dirigido por Hayao Miyazaki. Foi feito 100% a mão, algo raro no século 21, pois a maioria das animações lançadas nos últimos anos utilizam computação gráfica e demais efeitos visuais para realçar a história no quesito gráfico. A leveza dos traços gera um resultado visual agradável de assistir.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Cena do filme "A Viagem de Chihiro"

Sinopse - A trama gira em torno de Chihiro, uma garota mimada de 10 anos que está chateada porque está de mudança junto com seus pais. Durante a mudança seu pai, decide tomar um atalho para economizar tempo, porém acabam se perdendo, parando com o carro em frente a uma estranha construção, semelhante a um túnel, que aparentemente está abandonada.

Curiosos, os pais da garota resolvem entrar nesse lugar e todos acabam chegando a uma cidade deserta. Famintos, os pais dela resolvem comer em uma barraca que está com comidas expostas, enquanto Chihiro decide explorar um pouco esse local estranho e deserto.

Chihiro encontra um menino, um pouco mais velho do que ela, chamado Haku, que lhe diz para deixar o local antes que anoiteça completamente. A garota corre em busca dos pais, enquanto, pouco a pouco a cidade vai ganhando vida: os postes acendem e aparecem criaturas bastante estranhas, semelhantes a espectros que povoam a cidade rapidamente.

Ao chegar ao restaurante, Chihiro descobre que seus pais se tornaram enormes porcos. Aterrorizada, a jovem foge e começa a se dar conta que está ficando transparente. E é a partir deste momento que o filme realmente começa, acompanhando a jovem Chihiro em uma jornada dentro de um mundo que ela, apesar de não entender, tem apenas uma certeza, não é habitado por seres humanos.

Haku, que aparece novamente, diz que para ela não desaparecer deve comer algo deste mundo e lhe oferece uma baga. Depois disto, leva-a secretamente a uma casa em que deve aceitar um trabalho antes que possa ajudá-la a escapar. Trata-se de uma espécie de casa de banho para espíritos, na qual as almas vão para descansar e recuperar suas forças.

Assim, com a ajuda de vários amigos que faz ao longo da história, Chihiro inicia uma grande aventura para tentar encontrar o caminho de casa e para isso, ela contará com a ajuda do jovem Haku e de um misterioso e belo dragão branco.

Uma viagem sensorial por um mundo mágico

Quando assisti A Viagem de Chihiro, me senti dentro de um conto de fadas com elementos góticos. As criaturas fantasmagóricas que surgem durante a noite não são assustadoras, pelo contrário, são bonitas e carismáticas. Confesso que tenho muito carinho pelo espectro 'Sem Face', ele é todo preto, como se estivesse usando uma bata que cobre todo o seu corpo além de uma máscara branca sem nenhuma expressão, mas é gracioso.

A Viagem de Chihiro é uma animação muito bem trabalhada, mescla encantamento e surrealismo. Imagens de sonhos e pesadelos se misturam nesta aventura que fascina crianças e adultos. Uma obra-prima oriental que foi feita para ser sentida e apreciada calmamente.

Ficha técnica

Título original: Sen to Chihiro no Kamikakushi
Duração: 125 minutos
Gênero: Anime, Animação, Aventura, Família, Drama, Fantasia
Classificação etária: Livre
País de origem: Japão
Ano de lançamento: 2001