Pânico (1996): um slasher de respeito - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, março 27, 2021

Pânico (1996): um slasher de respeito

Pânico foi um slasher reformulou o gênero de terror nos anos 90. Clima sombrio, bastante tensão e sustos inevitáveis, resultado da excelente direção de Wes Craven e um roteiro escrito cuidadosamente por Kevin Williamson, o filme marcou toda uma geração de fãs do gênero.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Neve Campbell em cena no filme "Pânico"

Sinopse - A trama apresenta um serial killer que vem assustando os moradores de uma pequena cidade do interior da Califórnia, jovens vem sendo assassinados com requintes de crueldade.

Primeiramente o assassino liga para a vítima e faz algumas perguntas sobre filmes de terror, se errar, o maníaco invade a casa matando a vítima com golpes de faca. Ninguém consegue identificar quem é o assassino já que ele usa uma máscara de fantasma "Ghostface" e um facão para invadir a casa de suas vítimas.

O maníaco tenta matar Sidney Prescott (Neve Campbell), para sorte da moça, ele era e ela consegue escapar. A partir desse momento, o assassino fica obcecado por ela e vai tentar matá-la de qualquer maneira. Sidney então passa a desconfiar que todos os assassinatos que estão ocorrendo na cidade tem haver com a morte de sua mãe Neil Prescott (Lawrence Hecht), ocorrido um ano antes.

Um filme de terror revolucionário

Pânico é um ótimo filme de terror. O roteiro bem elaborado apresenta personagens construídos cuidadosamente e as cenas altamente tensas tornaram esse filme um clássico dos anos 90. Parodiar os filmes de terror foi uma ótima ideia que acabou rendendo uma franquia, bem sucedida - apesar das sequências serem menos empolgantes.

Antes de Pânico, o cineasta Wes Craven já havia feito bons filmes slasher como A Hora do Pesadelo (1984) e Quadrilha de Sádicos (1977) com vilões extremamente cruéis e marcantes. Entretanto, Pânico traz mais um vilão assustadoramente real e uma história mais plausível de acontecer na vida real.

Resumindo, Pânico um terror carregado de tensão e metalinguagem, sendo indispensável no currículo de qualquer fã do gênero. É daqueles filmes para ver e rever, e depois de décadas de lançamento ainda continua causando sustos nos espectadores mais desavisados.

Ficha técnica

Título original: Scream
Duração: 111 minutos
Gênero: Terror, Mistério
Classificação etária: 18 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1996