Em Algum Lugar do Passado (1980): um amor através do tempo - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, março 22, 2021

Em Algum Lugar do Passado (1980): um amor através do tempo

Em Algum Lugar do Passado é um drama romântico maravilhoso dirigido por Jeannot Szwarc. O roteiro foi baseado no romance homônimo de Richard Matheson, publicado em 1975.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Christopher Reeve e Jane Seymour em cena no filme "Em Algum Lugar do Passado"

Sinopse - A história inicia em 1972. Durante uma noite muito especial para o jovem escritor de teatro Richard Collier (Christopher Reeve), enquanto comemora o sucesso da sua primeira peça, algo inusitado acontece, uma senhora de idade muito avançada entra no recinto, se dirige a Richard e suplicando diz: "Volte para mim", depois entrega uma relógio de bolso e se retira.

Oito anos se passam. Richard continua intrigado com aquela misteriosa senhora e decide investigar para descobrir quem ela é. Para realizar suas investigações ele se hospeda no Grande Hotel. Richard descobre que a misteriosa idosa foi uma atriz de muito sucesso. Seu nome era Elize McKenna (Jane Seymour) e que no ano de 1912 ela fez uma peça no mesmo hotel que ele está hospedado.

Richard fica completamente obcecado pelo retrato da bela atriz. Ele vai procurá-la e para sua tristeza, descobre que Elize havia falecido no mesmo dia que lhe entregou o relógio. Para encontrá-la, a única solução era se submeter a uma hipnose e voltar ao passado. E assim ele faz.

Ele consegue reencontrar Elize, conversar com ele e fazer com que ela se apaixone por ele, mas o romance desagrada William (Fawcett Robinson), agente da atriz. Apesar do medo de prejudicar sua carreira em assunção, Elize se entrega ao amor e vive momentos inesquecíveis ao lado de Richard.

Quando tudo parecia perfeito, Richard percebe que cometeu um erro gravíssimo, porque ao voltar para o passado ele não poderia, em hipóstase alguma, ter contato com objetos do presente, mas no seu bolso havia algo.

Isso faz com que ele seja transportado de volta para o presente. Ao perceber que havia perdido seu grande amor, Richard se desespera. Ele se tranca no quarto do hotel na esperança de conseguir reencontrar Elize ficou em algum lugar do passado.

Quando almas gêmeas se reencontram

Em Algum Lugar do Passado é uma belíssima história de amor que ultrapassa as barreiras do tempo e espaço, passado e presente, da vida e morte. É um filme feito para pessoas sensíveis, que acreditam que o amor é a força que rege o universo. De uma maneira comovente, o filme enfatiza os melhores sentimentos e transmite uma mensagem maravilhosa sobre eternidade. 

Apesar do enredo ser sobre a complexidade das viagens no tempo, a história contada é simples e fácil de ser entendida. Embalados por uma trilha sonora perfeita produzido por John Barry, acompanhamos uma história de amor aparentemente impossível de acontecer, onde um homem sai do presente e viaja até o passado para encontrar (ou reencontrar) o grande amor de sua vida. A escolha do casal protagonista foi um grande acerto. Christopher Reeve e Jane Seymour brilham em seus papéis, juntos eles fazem um dos casais mais belos e radiantes do cinema. 

Muito mais que um filme romântico, Em Algum Lugar do Passado é uma ode ao amor. É uma obra de arte para ver, rever e continuar revendo.

"Quando o amor é de verdade nada consegue destruir".

Ficha técnica

Título original: Somewhere in Time
Duração: 103 minutos
Gênero: Romance, Fantasia, Drama, Clássico
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1980