A Chegada (2016): quando um filme te desafia a refletir - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, março 31, 2021

A Chegada (2016): quando um filme te desafia a refletir

A chegada é um filme de ficção científica do diretor Denis Villeneuve, de Blade Runner 2049 (2017), Sicario: Terra de Ninguém (2015) e Os Suspeitos (2013). O roteiro foi escrito por Eric HeissererTed Chiang.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Amy Adams e Jeremy Renner em cena no filme "A Chegada"

Assistir A Chegada foi uma experiência enriquecedora. Sem dúvida é um filme especial. Uma ficção científica concisa, intensa, muito bem contada, que traz uma mensagem humanitária que será interpretada e estudada neste século e nos próximos.

Sinopse - Na trama, doze naves ovaladas escuras surgem sem aviso em pontos aleatórios da Terra. Óbvio que o pânico se instaura entre a população. Enquanto isso os governantes de várias nações tentam estruturar uma maneira de se comunicar com essa força invasora, que simplesmente paira ali, sem ação e nem reação.

Passado algum tempo, as autoridades americanas perceberem que eles querem fazer contato. Imediatamente, a Dra. Louise Banks (Amy Adams) e o físico Ian Donnelly (Jeremy Renner), são procurados por militares para interagirem com os visitantes.

Ela, uma linguista e ele um matemático teorético. Ambos precisam responder à pergunta: o que vocês vieram fazer na Terra?. Os dois são pressionados a descobrir o propósito dos extraterrestres, assim como outras onze equipes de países onde as naves pousaram. No entanto, os interesses políticos, a corrida pela supremacia, o medo do desconhecido e as diferenças culturais entrarão no caminho da ciência.

A arte de fazer uma filme para a posteridade

A Chegada é um filme memorável. O roteiro inteligente apresenta uma proposta original que nos induz a refletir por horas ou dias sobre tudo que assistimos nas quase duas horas de filme. Também provoca risos e lágrimas misturados com o medo do desconhecido. Já imaginou acordar e, ao ligar a TV ouvir no noticiário que existem 12 naves misteriosas pousadas em pontos diferentes da Terra?!

É fascinante para quem acredita em civilizações espalhadas pelo Universo (me incluo nesse grupo), sendo assustador para quem não acredita em outros mundos. Acreditando ou não, o fato é que nada sabemos sobre o que existe além dos pontinhos brilhantes que vemos a noite no céu.

O cineasta Denis Villeneuve é um dos mais talentosos cineastas da nova geração. Seus filmes são sinônimos de competência e seriedade. Em A Chegada, o diretor rompe com qualquer tipo de clichê das sci-fi ao estabelecer uma temporalidade cíclica, ou seja, flashbacks na introdução contém fatos das cenas finais. E é esse o ponto que faz muitas pessoas se perderem dentro da história, é preciso concentração máxima para captar todas as nuances da obra.

O filme instiga tanto quanto intriga. O roteiro não entrega os acontecimentos mastigados, é preciso pensar, refletir, observar e analisar, por isso não recomendo para todos os públicos, não são todas as pessoas que irão compreender o propósito desta obra-prima do cinema.

A Chegada também é um filme que exalta o poder da comunicação e da união entre as pessoas, entre povos e nações. Este filme certamente entrará para a lista dos grandes clássicos do cinema e fará parte de incontáveis estudos, porque além de ser belíssimo visualmente, é filosófico. Resumindo, é uma obra para a posteridade.
"Há dias que definem sua história além da sua vida."

Ficha técnica

Título original: Arrival
Duração: 116 minutos
Gênero: Ficção Científica, Drama, Mistério
Classificação indicativa: 10 anos
País de origem: Estados Unidos, Canadá
Ano de lançamento: 2016