Os Suspeitos (2013): suspense sinuoso sobre um tema perturbador - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, agosto 16, 2020

Os Suspeitos (2013): suspense sinuoso sobre um tema perturbador

Os Suspeitos é um excelente suspense psicológico dirigido por Denis Villeneuve, de Duna (2021), Blade Runner 2049 (2017), A Chegada (2016) e O Homem Duplicado (2013). O roteiro foi escrito por Aaron Guzikowski

Dicas de Filmes Pela Scheila
Jake Gyllenhaal e Hugh Jackman em cena no filme "Os Suspeitos"

Sinopse - A trama se passa chuvosa cidade de Boston, Estados Unidos. Keller Dover (Hugh Jackman) leva uma vida feliz ao lado da esposa Grace (Maria Bello) e os filhos Ralph (Dylan Minnette) e Anna (Erin Gerasimovich).

A família Dover vai festejar o dia de Ação de Graças na casa de Franklin (Terrence Howard) e Nancy Birch (Viola Davis), seus grandes amigos. No entanto, Anna e Joy (Kyla Drew Simmons), filha dos Birch, saem para brincar na rua e terminam desaparecendo.

Isso causa desespero nas famílias que apelam à polícia e o caso fica nas mãos do detetive Loki (Jake Gyllenhaal). O filho mais velho de Keller, Ralph, diz ao pai que as meninas estavam tentando entrar em um trailer que estava estacionado na casa vizinha.

Loki começa a investigar o caso e prende o dono do trailer, trata-se de Alex Jones (Paul Dano), que fica apenas 48 horas preso devido à ausência de provas contra ele. Alex na verdade tem o QI de uma criança de 10 anos e, por isso, a polícia não acredita que ele esteja envolvido com o desaparecimento. 

Alex vive com sua tia, Holly Jones (Melissa Leo), uma senhora já idosa, depressiva e descrente com a vida. O desaparecimento das meninas deixa todos desesperados. Entretanto, Keller está convicto de que Alex está envolvido, revoltado com a soltura do suspeito, ele sequestra Alex e passa a torturar o rapaz a fim de conseguir a confissão do mesmo.

Tenso, intenso e ambíguo

Os Suspeitos é um filme que eu deveria ter assistido na época de lançamento, mas o título nunca soou convidativo. Acredito que a tradução literal soaria melhor, afinal, trata-se do aprisionamento de vários personagens: o pai desesperado, o policial atormentado, o suspeito problemático, as meninas sequestradas, as famílias despedaçadas, a vizinhança assustada...

O filme apresenta uma atmosfera opressora, tensa e angustiante, explorando os limites da razão. O roteiro inteligente nos convida a participar da história, oferecendo, em doses homeopáticas, pistas concretas sobre o desaparecimento das meninas. 

Enquanto assistia o filme, pensava: há tantos relatos de crianças desaparecidas, que somem misteriosamente, abalando os alicerces de famílias inteiras, deixando amedrontada a vizinhança que na maioria das vezes se mostra perfeita, livre de qualquer suspeita, mas que pode esconder segredos obscuros. Particularmente, não me dou bem com perfeição, sempre desconfio daquelas pessoas "perfeitas demais". 

Durante os 153 minutos da trama somos prisioneiros. Porque independente da linha investigativa que você pegue, só poderá confirmar suas suspeitas nos minutos finais. Confesso que a revelação me deixou chocada, suspeitava de alguns personagens, mas nunca imaginei que poderia ser quem foi. 

Contando com um elenco espetacular que entrega performances convincentes, dignas de Oscar, Os Suspeitos se tornou um dos meus filmes favoritos. É um filme de várias camadas que convida a refletir sobre nossas escolhas e condutas perante uma situação de grande estresse. 

"Espere pelo pior. Reze pelo melhor."

Ficha técnica

Título original: Prisoners
Duração: 153 minutos
Gênero: Suspense, Mistério, Drama, Policial
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2013