Filme: Caminhando nas Nuvens (1995) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, abril 02, 2021

Filme: Caminhando nas Nuvens (1995)

"A Walk in the Clouds" é simplesmente a doçura em forma de filme. A história que é um verdadeiro conto de fadas, simples e belo, com fotografia impecável, trilha sonora inesquecível e um desfecho sublime.

O crítico Roger Ebert do Chicago Sun-Times chamou o filme de: "uma fantasia romântica gloriosa. É preciso, talvez, ter um pouco dessas qualidades em um filme, mas que me encantou com inocência e confiança... Numa altura em que os filmes parecem obrigados a ser cínico."

Lançado em 1995, foi dirigido por Alfonso Arau. O roteiro foi escrito por Robert Mark Kamen, Mark Miller, e Harvey Weitzman e é um remake baseado do filme italiano "Four Steps in the Clouds" de 1942. 

Após passar 4 anos nos campos de batalha na Segunda Guerra Mundial, o jovem Paul Sutton (Keanu Reeves) retorna para sua casa disposto a recomeçar a vida com sua esposa Betty (Debra Messing). Eles se casaram 3 dias após se conhecerem, fato que aconteceu pouco antes dele ir para os campos de batalha.

Quando Paul retorna da guerra, Betty já tem um emprego para o rapaz, vendedor de chocolates. Enquanto Paul viaja à negócios, ele conhece Victória Aragón (Aitana Sánches-Gijón), uma jovem que fazia mestrado, mas se apaixonou pelo professor e foi abandonada grávida. Ela está voltando para casa dos seus pais, porém teme a reação do pai, Alberto (Giancarlo Giannini), que é homem extremamente rigoroso.  

No entanto, Paul tem uma ideia, ele se passaria como marido de Victória e partirá no dia seguinte, dessa forma, o pai da moça não se revoltará com ela e sim com Paul. E eles chegam na bela propriedade Las Nubes como marido em mulher.

A maior parte da família recebe muito bem o casal, o patriarca Pedro (Anthony Quinn), avô de Victória recebe Paul afetuosamente, menos o pai de Victória que não aceita o tal casamento e trata o rapaz com grosseria. 

O casal consegue contornar as situações, mas Alberto desconfia que há algo errado entre sua filha e Paul. Durante a madrugada houve ameaça de geada e todos da fazenda se desdobram para evitar que as uvas congelem. A cena é uma das mais belas do cinema.

No dia seguinte, Paul decide continuar seu caminho, mas acaba sendo impedido por Pedro e resolve ficar até a colheita das uvas. Nesse momento ele descobre que está completamente apaixonado por Victória, porém, diversas barreiras impedem que eles vivam o romance. O casal passa por diversas situações, até que Paul volta a propriedade dos Aragón. Algo então acontece que mudará para sempre o rumo da sua vida e de toda a família de Victória.

É impossível não se encantar com esse filme. Acredito que seja um dos melhores filmes de Keanu Reeves, ele atuou esplendorosamente. Seu personagem transpassa serenidade e doçura.

O roteiro é simples, mas a direção competente e ótimas atuações transformaram "Caminhando nas Nuvens" em um belíssimo filme que faz bem assistir e deixa a alma mais leve. Recomendo para todos que buscam um filme sensível, poético, inocente e cativante.

Duração: 102 minutos
Categorias: Drama, Romance
Classificação: 12 anos
Filme: Caminhando nas Nuvens (1995)

SINGELO; CATIVANTE; POÉTICO