Viagem Para Agartha (2011): sobre temas profundos e dolorosos - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, dezembro 27, 2020

Viagem Para Agartha (2011): sobre temas profundos e dolorosos

Viagem Para Agartha é um lindo anime escrito e dirigido por Makoto Shinkai. O filme aborda temas pesados como luto e sofrimento de uma forma doce e poética.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Cena do filme "Viagem Para Agartha"

Sinopse - Conhecemos Asuna Watase (Hisako Kanemoto), uma estudante solitária que vive sua pacata rotina em um pequeno vilarejo. Asuna tem o costume diário de ouvir um rádio velho, este aparelho emite um ruído estranho que a atrai.

Certo dia, ao voltar da escola, ela conhece um rapaz misterioso e instantaneamente se tornam amigos. No dia seguinte, ele é encontrado morto e a garota fica inconformada, fazendo de tudo pra tentar achar explicações para aquela tragédia. Na escola, o novo professor, Ryuuji Morisaki (Kazuhiko Inoue) conta a lenda de Agartha, um lugar surreal capaz de trazer os mortos à vida.

Depois de alguns acontecimentos anormais, professor e aluna decidem partir rumo a uma viagem fantástica, na esperança de recuperarem seus entes queridos.

Durante essa jornada, Asuna conhece Shin Canaan (Miyu Irino), irmão de Shun, o rapaz que faleceu e, ela descobre que seu amigo ficou tempo demais na superfície, por isso perdeu a vida. Shin está disposto a impedir que os humanos da superfície invadam a cidade subterrânea. No entanto, após conhecer Asuna, suas convicções começam a mudar.

Uma história poética de aceitação

Viagem Para Agartha apresenta uma história simples, mas as mensagens que passa são grandiosas. Como todos sabem, animes nem sempre são feitos para o público infantil, não quer dizer que o filme seja proibido para crianças, mas é uma história para adultos, uma história de aceitação e aprendizado sobre temas profundos e dolorosos.

Com um enredo tocante, personagens complexos, fotografia ímpar e trilha sonora inesquecível, Viagem Para Agartha entrou para minha lista das melhores animações que assisti. Os traços são impecáveis. As cenas que mostram o céu são fascinantes, dá vontade de entrar dentro do filme ou arrancar o gatinho Mimi (Junko Takeuchi), ele aparece em boa parte das cenas, sempre acompanhando as aventuras de Asuna.

O filme não é apenas uma animação japonesa exuberante, é um filme que transmite o verdadeiro significado da palavra 'adeus'. Junto com os personagens fazemos uma viagem fantástica à Agartha, um reino misterioso situado no subterrâneo da Terra. 

Ficha técnica

Título original: Hoshi o Ou Kodomo
Duração: 116 minutos
Gênero: Anime, Animação, Romance, Aventura, Fantasia
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Japão
Ano de lançamento: 2011