Frankenstein (1931): sobre o nascimento de um monstro - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, novembro 04, 2020

Frankenstein (1931): sobre o nascimento de um monstro

Frankenstein é um filme de terror e ficção científica do diretor  James Whale, de O Máscara de Ferro (1939), A Ponte de Waterloo (1931), Anjos do Inferno (1930).O roteiro de Peggy WeblingJohn L. BalderstonFrancis Edward Faragoh e Garrett Fort é levemente inspirado no livro Frankenstein, da escritora Mary Shelley

Dicas de Filmes Pela Scheila

Sinopse - Henry Frankenstein (Colin Clive) é um cientista louco que vagueia à noite por cemitérios na companhia de Fritz (Dwight Frye), um anão corcunda que é seu assistente. Sua busca é por corpos frescos para dar procedimento a sua descoberta. Ele costura partes de diversos cadáveres para fazer um único homem, mas para conseguir dar vida a sua criatura ele precisa de um cérebro.

O cientista ordena Fritz a ir ao departamento médico de uma universidade próxima, onde o corcunda esquadrinha vários jarros nos quais foram mantidos cérebros vivos para estudos. Fritz, seleciona um cérebro e está rumo à porta quando se assusta com um carrilhão, derrubando o jarro.

Rapidamente, ele pega outro, sem reparar que no rótulo estava escrito "cérebro criminoso". Frankenstein, desconhecendo o fato, coloca o cérebro em sua criatura e espera uma tempestade elétrica para ativar a maquinaria que construiu e eletrificar o corpo que acabara de montar. 

Frankenstein está obcecado em criar um ser humano, nem o Dr. Waldma (Edward Van Sloan) que foi tutor de Frankenstein na universidade, nem Elizabeth (Mae Clarke), sua noiva ou Victor (John Boles), seu melhor amigo, consegue fazer o cientista desistir do experimento. A atitude insana dele traz trágicas consequências a todos ao seu redor. 

Ótima adaptação de um clássico literário do horror


Logo após o grande sucesso do filme Drácula (1931), os Estúdios Universal decidem gravar Frankenstein onde o cineasta James Whale reconta a história do cientista que queria brincar de ser Deus. Boris Karloff deu vida a um dos mais famosos monstros do cinema. A cabeça achatada, braços alongados, cicatrizes, os pinos no pescoço, está tudo lá, além do figurino perfeito, com a roupa larga e esfarrapada e as botas de asfaltador.

Frankenstein é  uma obra-prima do horror, introduzindo conceitos que seriam lembrados e copiados para sempre, como o arquétipo do cientista louco, o ajudante corcunda e as máquinas elétricas que deram vida à experiência insana. 

Ficha técnica

Título original: Frankenstein
Duração: 70 minutos
Gênero: Terror, Ficção Científica, Clássico
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1931