Anjos do Inferno (1930): épico da Primeira Guerra Mundial - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, março 27, 2017

Anjos do Inferno (1930): épico da Primeira Guerra Mundial

Anjos do Inferno é um drama de guerra dirigido por Howard Hughes, de O Proscrito (1943). O roteiro foi escrito por Harry Behn e Howard Estabrook.

Anjos do Inferno
Jean Harlow e James Hall em cena no filme "Anjos do Inferno"

Sinopse - A trama começa pouco antes da Primeira Guerra Mundial e conta a história dos irmãos ingleses Roy (James Hall) e Monte Rutledge (Ben Lyon), estudantes de Oxford que tem em comum o amigo alemão Karl Armstedt (John Darrow).

Enquanto Monte só pensa em festas, bebidas e mulheres, seu irmão Roy vive somente para amar sua namorada Ellen (Jean Harlow). No entanto, Ellen não valoriza o apreço do seu namorado e só pensa em diversão.

Mas com o inicio da guerra, Roy e Monte se alistam no RAF (Real Air Force) onde encontram difíceis missões, entre elas, a de sobrevoar e bombardear territórios inimigos. Karl, por sua vez, que é convocado pelo exército alemão, contrário a sua vontade deve atingir, através de um Zeppelin, a capital inglesa que até então era seu estimado lar.

Enquanto isso, os irmãos Rutledge são enviados para um missão arriscada, destruir um quartel de armazenamento de armas alemão e retornar a salvo, mas quando uma frota de aviões alemães chega para confrontá-los em combate, escapar com vida será uma missão praticamente impossível.

Primeiro épico de guerra da história

Anjos do Inferno foi sucesso de público e crítica, arrecadou mais de oito milhões de dólares em todo o mundo, tornando-se o filme mais importante da carreira do cineasta. As cenas ainda impressionam pelo realismo. Em 2004, o diretor Martin Scorsese traz o filme O Aviador que aborda a vida de Howard Hughes a partir do período em que ele inicia a produção de Anjos do Inferno, até meados de 1940 quando passa a se deteriorar devido seu Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

É considerado uma das produções mais caras já produzidas, com um orçamento de aproximadamente US$ 3,8 milhões, lembrando que o lançamento aconteceu em 1930. Também foi o primeiro filme bélico sonoro do cinema. Entretanto, Anjos do Inferno também traz em seu histórico algumas tragédias. O cineasta exigia o máximo de realismo, principalmente nas cenas aéreas, isso acabou provocando diversos acidentes durante as gravações, inclusive com morte de pilotos.

Anjos do Inferno não está entre os melhores filmes de guerra que já assisti, o roteiro é simplório, não tem nada de impressionante, em compensação, as cenas aéreas são impactantes, um verdadeiro espetáculo. O desfecho é doloroso, passei dias digerindo o que vi na última cena.

Ficha técnica

Título original: Hell's Angels
Duração: 127 minutos
Gênero: Guerra, Drama, Clássico
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1930