Filme: Advogado do Diabo (1997) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, agosto 16, 2020

Filme: Advogado do Diabo (1997)

"The Devil's Advocate" é um excelente thriller que aborda temas interessantes sobre dilemas morais, relações familiares e existência de Deus. Roteirizado por Tony Gilroy e Jonathan Lemkin, foi dirigido por Taylor Hackford e o lançamento aconteceu em 1997.

O filme faz parte de uma safra de filmes da década de 90 repletas de temas, arquétipos e simbolismos religiosos, mas com uma abordagem mística e gnóstica.

Na trama conhecemos Kevin Lomax (Keanu Reeves), um promissor advogado de uma pequena cidade da Flórida. E ele nunca perde, criando uma fama de invencibilidade entre os advogados e juízes locais. Ele é querido pelos amigos e amado pela esposa Mary Ann (Charlize Theron). Tem uma vida considerada perfeita pelo famoso 'american way of life'.

Sua vaidade e ambição chama a atenção de John Milton (Al Pacino), um advogado dono de uma grande firma de advocacia global sediada em Manhattan. Ele é o diabo em pessoa, dessa vez vindo à Terra como um advogado.

Convida Kevin, junto com sua esposa, a morar em Nova York e fazer parte da sua empresa como seu aprendiz e braço direito. Inicialmente, tudo parece correr bem. Eles vão morar num espaçoso apartamento com vista para o Central Park, no mesmo edifício onde mora o seu patrão, e Kevin passa a receber uma remuneração de US$400/hora.

Kevin é convidado para festas da sociedade nova-iorquina, frequenta os melhores restaurantes e tem os mais ricos clientes, grandes empresários de Manhattan. Ele tem a certeza de que está chegando perto do topo de sua carreira profissional.

Ele se torna obcecado com o trabalho, ignorando sua esposa e aproximando-se uma mulher sedutora no escritório, Christabella Andreoli (Connie Nielsen).

Sua esposa está obcecada por ter um bebê e por não conseguir engravidar começa a se destruir psicologicamente. Ela tem uma visão sobrenatural assombrosa, vê um demônio se materializar no rosto e no corpo de um vizinho (Tamara Tunie). A partir daí ela passa a implorar ao marido para voltarem à Gainesville, sua cidade natal na Flórida.

"Advogado do Diabo" é um filme tenso, às vezes chocante, que apresenta belas imagens e utiliza inteligentemente os efeitos especiais. Além de ter várias frases de efeito e a trilha sonora escolhida com perfeição.

O filme realiza um excepcional estudo sobre até onde o ser humano pode chegar devido sua ambição. "Advogado do Diabo" não é nenhuma obra-prima, mas consegue ser marcante e, levar o espectador mais atento à profundas reflexões sobre a sociedade atual, cada dia mais corrompida.

"Vaidade é definitivamente meu pecado favorito."

Duração: 134 minutos
Categorias: Thriller, Mistério, Drama, Fantasia
Classificação: 18 anos
Filme: Advogado do Diabo (1997)

TENSO; INSTIGANTE