A Vida de David Gale (2003): culpado ou inocente? - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, dezembro 16, 2019

A Vida de David Gale (2003): culpado ou inocente?

A Vida de David Gale é um filme de suspense policial dirigido por Alan Parker, de Coração Satânico (1987), A Chama Que Não Se Apaga (1982), O Expresso da Meia-Noite (1978). O roteiro escrito por Charles Randolph.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Kevin Spacey e Kate Winslet em cena no filme "A Vida de David Gale"

Sinopse - A trama gira em torno David Gale (Kevin Spacey), professor de filosofia da Universidade do Texas e ativista de um movimento contra a pena de morte. Ironicamente, Gale é condenado à pena de morte. Três dias antes da execução decide contar sua história a repórter Elizabeth Bloom (Kate Winslet). A repórter é conhecida por garantir o sigilo de suas fontes, tendo até mesmo passado alguns dias presa por se negar a revelar uma delas.

Gale passa a narrar sua vida, uma história inacreditável, envolvendo alcoolismo, a melhor amiga Constance Harraway (Laura Linney), que está com leucemia, um advogado incompetente e um governador que adoraria vê-lo morto.

Por vários momentos Elizabeth questiona se está sendo manipulada pelo acusado. Dúvidas surgem: quais são as intenções de Gale revelar sua história faltando somente três dias para sua morte? Se ela deveria investigar o assassinato por conta própria? Se ele é inocente ou culpado? Novas pistas vão surgindo no decorrer da trama e Elizabeth começa a desvendar o mistério que caminha para um final surpreendente, mas que não me impressionou, porque já imaginava esse desfecho.

Suspense dramático instigante

A Vida de David Gale conseguiu prender minha atenção já nos primeiros minutos. Gosto de assistir filmes que abordam temáticas polêmicas. Tenho minha opinião formada em relação à pena de morte ou pena capital: sou a favor somente para crimes hediondos (homicídio, latrocínio, estupro), mas é extremamente importante que a justiça avalie minunciosamente todas as provas e a pena só deve ser aplicada quando não há nenhum evidência de inocência do acusado. Por ter essa visão, e opinião sobre o assunto, achei interessantíssimo a história contada neste filme, onde um inocente caminha para o corredor da morte.

Discordando da maioria da crítica, não vejo este filme como um "panfleto contra a pena de morte", a genialidade do filme está justamente em instigar as pessoas a refletirem sobre o assunto, mas sem forçá-las a mudar de opinião, ou seja, quem é contra continuará pensando da mesma maneira após assistir o filme, o mesmo acontece com que é a favor. Posso falar por mim, pois continuo com a mesma opinião de antes.

Penso que todos deviam assistir A Vida de David Gale ao menos uma vez na vida, sempre é bom conhecer todos os fatos - ou quase todos, antes de formar uma opinião sobre qualquer assunto. A mensagem mais forte que obtive foi: "até aonde uma pessoa é capaz de ir para defender sua ideia?".

Ficha técnica

Título original: The Life of David Gale
Duração: 130 minutos
Gênero: Suspense, Drama, Policial
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Reino Unido, Estados Unidos da América, Alemanha, Espanha
Ano de lançamento: 2003