Filme: Chinatown (1974) - Dicas de Filmes Pela Scheila

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Filme: Chinatown (1974)

"Chinatown" é um filme impecável que conseguiu prender a minha atenção já no primeiro minuto. Com roteiro excelente e diálogos afiados e inteligentes, esta obra é digna de estar entre os melhores filmes de todos os tempos. 

Este filme neo-noir foi dirigido por Roman Polanski com roteiro de Robert Towne, sendo inspirado na Guerra das Águas que ocorreu na Califórnia no início do século XX. O lançamento aconteceu em 1974 e foi fenômeno de público e de críticas.

"Chinatown" apresenta muitos elementos dos grandes film-noirs das décadas de 40 e 50, pois é uma história em multi-camadas que varia entre mistérios e drama psicológico. Provavelmente é o único filme da era contemporânea que pode ser considerado um verdadeiro noir.

Ganhou o Oscar na categoria de Melhor Roteiro Original e recebeu indicações como Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Diretor de Fotografia, Melhor Edição, Melhor Som, Melhor Trilha Original, Melhor Figurino, Melhor Direção de Ate, Melhor Ator e Melhor Atriz.

Nesta trama sensacional, conhecemos o detetive J.J. Gittes (Jack Nicholson), um especialista em casos matrimoniais. Ele é contratado por Evelyn Cross Mulwray (Faye Dunaway), para investigar uma suposta traição de seu marido Hollys Mulwray (Darrell Zwerling), que é o engenheiro-chefe da Companhia de Águas e Energia de Los Angeles.

O detetive descobre que Hollys mantem um relacionamento com uma jovem. Contudo, Gittes acaba sendo surpreendido pela verdadeira Evelyn que aparece repentinamente em seu escritório disposta a processá-lo por divulgar sua vida pessoal nos jornais.

Pouco tempo depois, Hollys aparece morto em um reservatório de água. Intrigado, o detetive inicia uma busca para descobrir quem é o verdadeiro culpado. Durante suas investigações, Gittes descobre um desvio no fornecimento de água e aquisição de terras no Vale do Fernando. Ao mesmo tempo, ele vai se permitindo ser seduzido pela femme fatalle.

O detetive descobre que muitas pessoas importantes estão envolvidas nessa trama, inclusive o pai de Evelyn, o Sr. Noah Cross (John Huston). O caráter duvidoso dos personagens também vem a tona em cada nova cena, típico de uma film-noir. A cada novo passo que Gittes dá, ele encontra novas e inacreditáveis descobertas, num jogo de voltas e reviravoltas incríveis. O desfecho é único, marcante e inesquecível.

"Chinatown" é um filme incrível, uma trama intrincada, extremamente inteligente e repleta de reviravoltas. Obra-prima de Polanski, considerado como um dos filmes mais perfeitos já produzido pelo cinema norte-americano, pois praticamente não apresenta falhas durante os seus 130 minutos de duração. 

Trama densa, instigante, complexa e com textos escritos com precisão. Raramente assistimos um filme com tanta perfeição no roteiro, direção, fotografia, atuações e diálogos. "Chinatown" não deveria ser tratado como uma simples homenagem aos filmes noirs, mas deveria fazer parte do movimento noir que acabou em 1958, pois é um trabalho completo e sem falhas. Vale a pena apreciar cada minuto desta obra de pura arte.

Duração: 130 minutos
Categorias: Suspense, Policial, Gângster, Mistério, Drama, Clássico
Classificação: 12 anos
Chinatown (1974)
GENIAL; INSTIGANTE; PODEROSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!