Filme: O Zoológico de Varsóvia (2017) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, dezembro 16, 2019

Filme: O Zoológico de Varsóvia (2017)

Filmes que narram histórias que ocorreram no período da Segunda Guerra Mundial sempre mexem com meu emocional, e "The Zookeeper's Wife" não foi diferente. Lançado em 2017 [somente em DVD, infelizmente], o filme conta com a direção precisa de Niki Caro. O roteiro escrito por Angela Workman foi adaptado do livro homônimo de Diane Ackerman que traz uma história real pouco conhecida.

Enquanto assistia esse filme, pensava nas inúmeras histórias reais que ainda vão virar roteiros de cinema. Há quem diga que o tema já está saturado, eu penso diferente, os horrores ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial devem ser explorados ao máximo, para que a humanidade jamais esqueça esse episódio repleto de barbáries.

Na trama, voltamos à Polônia de 1939, onde o casal Antonina (Jessica Chastain) e Jan Żabiński (Johan Heldenbergh) vivem felizes administrando um zoológico bastante frequentado em Varsóvia.

Porém, no dia 1 de setembro de 1939 ocorre o ataque surpresa alemão e o zoológico sofre graves consequências com o bombardeio na cidade. Muitos animais são mortos e outros tantos acabam sendo libertos de suas jaulas, que são abatidos a sangue frio pelos soldados nazistas.

Mesmo sofrendo pelas inúmeras perdas, o casal permanece no zoológico. Quando a invasão nazista domina toda a Polônia, a rotina da família é modificada, Jan e Antonina decidem abrigar centenas de judeus perseguidos pelos nazistas.

O zoológico passou a ser uma granja de suínos para alimentar as tropas nazistas, mas isso era só um pretexto para que Jan pudesse recolher o lixo de dentro do gueto, e assim resgatar vários judeus e abrigá-los clandestinamente em seu zoológico. 

O casal abriga os judeus nas antigas jaulas dos animais, porém, eles correm risco de serem descobertos por Lutz Heck (Daniel Brühl), um amigo da família que acaba se tornando o principal zoólogo do Terceiro Reich.

"O Zoológico de Varsóvia" é um filme que vai crescendo conforme narra a história. Explorando detalhadamente todo o contexto histórico, o filme mostra como os judeus eram tratados no Gueto de Varsóvia. A opressão nazista também é bem retratada: acompanhamos o medo constante dos judeus ao se tornarem reféns em suas próprias casas e a arrogância dos oficiais nazistas chega a ser nauseante.

A personagem Antonina é interpretada divinamente por Jessica Chastain, a atriz transforma sua personagem na alma do filme. É emocionante ver a delicadeza de Antonina em relação aos animais, sua coragem para salvar a vida de centenas de judeus é inspiradora e a maneira como ela age diante das investidas de Lutz Heck só afirmam o quão digna foi essa mulher, desconhecida por nós até então.

Porém, ao meu ver, o principal objetivo do filme foi trazer ao conhecimento do público o belíssimo gesto de solidariedade e amor ao próximo realizado pela família Żabiński. Pouquíssimas pessoas conheciam a história de Jan e Antonina [eu jamais tinha ouvido falar deles] até surgir o filme, e acredito que "O Zoológico de Varsóvia" é uma homenagem mais que justa a esse casal corajoso, generoso e inspirador. 

E passados 70 anos, o zoológico continua ativo em suas atividades, e lá há um memorial sobre a história de Antonina e Jan, onde os visitantes podem entrar e ver as jaulas aonde os judeus se escondiam e como conseguiram salvar suas vidas mesmo estando cercados por soldados nazistas. A Segunda Guerra Mundial deixou milhões de fragmentos espalhados em vários cantos do mundo e "O Zoológico de Varsóvia" é um desses fragmentos mostrado com excelência.

"Talvez seja por isso que amo tanto os animais. Você olha nos olhos deles e sabe exatamente o que se passa no coração."

Duração: 127 minutos
Categorias: Biografia, Guerra, Histórico, Drama
Classificação: 12 anos
Filme: O Zoológico de Varsóvia (2017)

PUNGENTE; INQUIETANTE