Dália Negra (2006): neo-noir estranhamente exagerado - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, dezembro 31, 2019

Dália Negra (2006): neo-noir estranhamente exagerado

Dália Negra é um neo noir do diretor Brian De Palma, de Femme Fatale (2002), Os Intocáveis (1987), Dublê de Corpo (1984). O roteiro escrito por Josh Friedmané baseado no romance de James Ellroy, publicado em 1987.

Dália Negra
Mia Kirshner em cena no filme "Dália Negra"

Sinopse - Inspirado na história real da jovem Elizabeth Short, uma atriz da Hollywood Boulevard que foi assassinada em 1947 com requintes de crueldade. O crime se tornou famoso não apenas pela brutalidade, mas principalmente por permanecer até hoje sem solução.

A trama se passa em 1947. Acompanhamos os detetives Dwight "Bucky" Bleichert (Josh Hartnet) e Lee Blanchard (Aaron Eckhart) que estão encarregados de investigar o brutal assassinato de Elizabeth Short (Mia Kirshner), apelidada pela impressa como A Dália Negra. 

Durante as investigações, Bucky descobre que Elizabeth era uma aspirante a atriz que atuou em um filme adulto. Ele também descobre que a jovem atriz costumava sair com lésbicas e vai na boate que a ela frequentava, lá conhece Madeleine Linscott (Hilary Swank), cantora que trabalha no local e tem grande semelhança com Elizabeth. Com a intensão de aprofundar as investigações, Bucky vai a casa de Madeleine e conhece seus pais, Emmett (John Kavanagh) e Ramona Linscott (Fiona Shaw).

Enquanto isso, o detetive Lee, parceiro de Bucky na investigação, fica cada dia mais obcecado com o assassinato de Elizabeth. Essa obsessão o deixa transtornado, chegando a ser abusivo, em determinados momentos, com sua namorada Kay Lake (Scarlett Johansson).

Buscando pistas que levem ao assassino, Lee vai procurar Bobby DeWitt (Richard Brake), um condenado recentemente libertado. Entretanto, há uma pendência antiga entre o detetive e o criminoso. Agora Bucky vai precisar aprendera lidar com a dor de perder o amigo e parceiro de trabalho, ao mesmo tempo que descobre "podres" de várias pessoas próximas a ele.

Elegante e decepcionante

Os pontos positivos de Dália Negra são, sem sombra de dúvida, a construção de época impecável, a fotografia e os figurinos nos remetem ao ano que a história real aconteceu, a trilha sonora também é um primor. No entanto, o que este filme tem de qualidade técnica, falta na qualidade do roteiro.

Dália Negra tinha todos os elementos para ser um ótimo neo-noir, mas acabou se tornando mais um filme esquecível. É favorecido pela atmosfera noir que mostra a decadência emocional e moral dos personagens habituados em um mundo de cinismo e corrupção, no entanto, o diretor Brian De Palma pecou na construção do seu filme, que tem um roteiro muito confuso. 

Nota-se claramente o desiquilíbrio entre os três atos da obra, com muitas tramas paralelas e uma conclusão apressada demais. O cinema noir é um dos mais fascinantes e um dos meus preferidos, infelizmente, Dália Negra ficou aquém das minhas expectativas.

Ficha técnica

Título original: The Black Dahlia
Duração: 121 minutos
Gênero: Policial, Mistério, Suspense, Drama, Neo Noir
Classificação etária: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América, Alemanha, França
Ano de lançamento: 2006