A Mulher de Preto (2012): um conto de fantasmas - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, dezembro 30, 2019

A Mulher de Preto (2012): um conto de fantasmas

A Mulher de Preto é um filme de terror britânico dirigido por James Watkins a partir do roteiro escrito por Jane Goldman com base no romance homônimo de Susan Hill, publicado em 1983.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Daniel Radcliffe em cena no filme "A Mulher de Preto"

Sinopse - A trama se passa na era vitoriana e acompanha o advogado Arthur Kipps (Daniel Radcliffe), jovem viúvo, ele tem um filho de 4 anos de idade, Joseph (Misha Handley). Kipps precisa viajar para o interior da Inglaterra para a lidar com a propriedade de Alice Drablow e deixa o menino aos cuidados da babá, (Jessica Raine).

Chegando no pequeno vilarejo, o advogado é recebido com hostilidade pelos moradores. As únicas pessoas agradáveis que ele encontra são o casal Sam Daily (Ciarán Hinds) e sua esposa Elisabeth (Janet McTeer).

A mansão conhecida como Eel Marsh House fica localizada em uma ilha cheia de pântanos. Uma vez na casa, Kipps sobe as escadas depois de ouvir passos e vê uma mulher vestida de preto do lado de fora da janela.

Kipps descobre que os Dailys tinham um filho, Nicholas (Sidney Johnston), que se afogou enquanto brincava na praia. Alguns fatos estranhos ocorrem, tanto na casa quanto no vilarejo. Ele fica sabendo que os moradores do vilarejo acreditam que quando alguém vê a Mulher de Preto uma criança comete suicídio. Por isso querem que ele vá embora, porém Kipps insiste em ficar e passar a noite toda na velha mansão.

Não entrega o que promete

A Mulher de Preto não tem originalidade, boa parte dos clichês do gênero são encontrados aqui: casa abandonada, assombrações, mortes misteriosas e um pano de fundo bastante dramático. No entanto, o que mais chamou minha atenção foi a fotografia turva, que traz uma paleta de tons cinzentos destacando um ou outro objeto colorido. 

Além dos cenários góticos, sombrios e inundados por uma névoa constante, também gostei do desfecho, achei bastante simpático. Porém, o filme não me surpreendeu. A Mulher de Preto é um terror pouco eficiente que tenta provocar alguns sustos, mas comigo não deu resultado, não levei nenhum susto. Talvez funcione melhor com outros espectadores.

Ficha técnica

Título original: The Woman in Black
Duração: 95 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Drama
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Reino Unido
Ano de lançamento: 2012