A Entidade (2012): terror psicológico pouco assustador - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, janeiro 02, 2020

A Entidade (2012): terror psicológico pouco assustador

A Entidade é um filme de terror sobre um escritor e sua família que acabam alvos de uma criatura sobrenatural perversa. Foi dirigido por Scott Derrickson, que co-escreveu o roteiro em parceria com C. Robert Cargill.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Ethan Hawke em cena no filme "A Entidade"

Sinopse - Na trama, o escritro de livros sobre crimes reais, Ellison (Ethan Hawke), está tentando escrever um novo bestseller dez anos após sua última obra que lhe deu notoriedade suficiente para conquistar muitos fãs.

Decidido, ele se muda juntamente com a família para uma casa onde no passado ocorreu um crime brutal envolvendo a morte de quatro pessoas por enforcamento no quintal. Ele esconde tal fato da esposa Tracy (Juliet Rylance) e de seus filhos Trevor (Michael Hall D’Addario), que sofre de pesadelos, e Ashley (Clare Foley), que gosta de desenhar nas paredes.

Ellison vai se tornando obcecado pelo mistério de sua casa, principalmente após encontrar no sótão uma caixa repleta de filmes caseiros, cujo conteúdo traz os assassinatos filmados de diversas famílias. Que aparentemente parece não terem conexão um com o outro, mas conforme avança com as pesquisas, o escritor descobre ligações macabras entre os crimes.

Tinha potencial para muito mais

 A Entidade tem um inicio aterrorizante e valorizado por ótimas cenas filmadas em Super 8mm, mas conforme o filme avança e surgem as respostas para o mistério, a trama desanda e o terror some, ficando somente um suspense comum, nem mesmo o elenco competente consegue salvar a obra.

Além do roteiro recheado de clichês, a maquiagem dos personagens malignos também não contribui, por ser demasiadamente carregada se torna cômico ao invés de causar horror. Já o desfecho é inverossímil. 

No geral, A Entidade oferece alguns sustos e uma pequena dose de adrenalina, mas nada mais que isso. É um filme que terror que funciona bem como um passatempo, caso você não seja tão exigente.

Ficha técnica

Título original: Sinister
Duração: 110 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Mistério
Classificação etária: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2012