Dublê de Corpo (1984): um thriller atrevido - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, julho 12, 2022

Dublê de Corpo (1984): um thriller atrevido

Dublê de Corpo é um filme de suspense policial dirigido por Brian De Palma. O roteiro assinado por De Palma e Robert J. Avrech faz diversas referências ao clássico Janela Indiscreta (1954) do mestre do suspense Alfred Hitchcock.

Dublê de Corpo
Gregg Henry e Melanie Griffith em cena no filme "Dublê de Corpo"

Sinopse - Na trama, o ator fracassado Jack Scully (Craig Wasson) está trabalhando em um filme de baixo orçamento, mas ao passar mal durante as filmagens devido a sua claustrofobia, ele é liberado e vai para casa. PAo chegar em casa, ele flagra a esposa com o amante.

Atônito e deprimido, Jack ainda perde o emprego. O ator resolve fazer testes para um novo filme e conhece Sam (Gregg Henry), que se mostra comovido com a situação do colega e o convida para se hospedar em sua mansão.

Chegando em casa, Sam apresenta para Jack uma luneta pela qual o ator pode espionar a vizinha Glória Revelle (Deborah Shelton), que tem um costume de fazer strip-tease no quarto. A partir daí, Jack se entrega totalmente ao voyeurismo e acaba ficando obcecado pela vizinha.

Enquanto observa a mulher, Jack percebe que há outro homem que também está observando Glória e fica intrigado. O ator resolve iniciar uma investigação particular para tentar descobrir quais são as intenções do seu rival. Ele então conhece Holly (Melanie Griffith), e acaba envolvida em uma trama perigosa.

Uma história intensa

Em Dublê de Corpo Brian De Palma traz ao público um thriller atrevido que conta uma história exagerada construída em cima de uma teia de reviravoltas envolvendo traição, obsessão e assassinato. Na época do lançamento o cineasta foi duramente criticado por alguns críticos de cinema que não entenderam as referências aos filmes de Hitchcock, também foi acusado de plágio. Em contrapartida, o filme foi um sucesso de bilheteria. O público não se importou com o enredo carregado de cenas pesadas envolvendo erotismo e gore.

É um filme bem feito tecnicamente e lindamente filmado, com ótimas performances e uma trilha sonora deliciosa de ouvir. Entretanto, dentre todos os filmes que assisti do cineasta, Dublê de Corpo é o que menos gosto. há um excesso de estranhezas no filme que não me agrada, por exemplo a cena da infame furadeira (sinto calafrios só de lembrar) e algumas sequências claustrofóbicas desagradáveis de assistir. Também não considero o desfecho tão inteligente como alguns afirmam. A história é finalizada de uma maneira confusa e falha, ao meu ver.

Ficha técnica

Título original: Body Double
Duração: 114 minutos
Gênero: Policial, Suspense, Drama, Mistério
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1984