domingo, julho 28, 2019
Filme: A Dália Azul (1946)
Na trama, Johnny Morrison (Alan Ladd) retorna da guerra, seus amigos Buzz Wanchek (William Bendix) e George Copeland (Hugh Beaumont) também desembarcam na Califórnia. Johnny segue direto para o apartamento que vivia com sua esposa Helen (Doris Dowling), mas ao chegar, vê a mulher beijando Eddie Harwood (Howard Da Silva), proprietário da Boate Blue Dahlia, na Sunset Strip.
O casal inicia uma discussão que é presenciada por um detetive, Newell (Will Wright). Johnny coloca um ponto final no casamento e vai embora. No meio de um tempestade, Joyce Harwood (Veronica Lake), ex-esposa de Eddie, oferece carona para Johnny, que aceita.
Na manhã seguinte, Johnny decide procurar Helen, porém, ouve uma rádio anunciar que Helen foi assassinada e que o marido é o principal suspeito. Enquanto tenta provar sua inocência, com gângsters cúmplices de Eddie e toda a polícia de Los Angeles o perseguindo, Johnny se aproxima cada vez mais de Joyce.
"A Dália Azul" é um bom noir, mas não entrou para minha lista dos melhores. A fotografia é muito bonita e os diálogos são inteligentes. Entretanto, o grande mérito do filme é o carisma e química da dupla protagonista - Veronica Lake e Alan Ladd, eles estão perfeitos em seus respectivos personagens. No mais, é um film-noir que entretém, mas é esquecível.
"Todas as pessoas que conheço eram desconhecidas na primeira vez que falei com elas."
PREVISÍVEL; CHARMOSO
PREVISÍVEL; CHARMOSO
Duração: 96 minutos
Categorias: Film-Noir, Policial, Mistério, Suspense, Domínio Público
Classificação: 12 anos