Luz de Inverno (1962): um retrato amargo do vazio existencial - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, julho 12, 2023

Luz de Inverno (1962): um retrato amargo do vazio existencial

Luz de Inverno é um drama profundo, que aborda dramas existenciais de forma sutil e poética. É a segunda parte da Trilogia do Silêncio composta por outros dois grandes filmes, Através do Espelho (1961) e O Silêncio (1963). Foi escrito e dirigido por Ingmar Bergman.

Luz de Inverno
Gunnar Björnstrand e Ingrid Thulin em cena no filme "Luz de Inverno"

Sinopse - A trama inicia com o Padre Tomas Ericson (Gunnar Björnstrand) rezando uma missa na sua pequena paróquia. Após a missa, alguns dos seus fiéis procuram o padre para conversar, entre esses fiéis estão o casal Karin (Gunnel Lindblon) e seu marido Jonas Persson (Max von Sydow).

Jonas leu no jornal que a China possuía uma bomba atômica e pretendia usá-la. Essa notícia abalou o profundamente o pescador e ele busca no padre Tomas algumas palavras de conforto. 

No entanto, o padre não consegue ajudar o rapaz, pois está passando por um questionamento pessoal sobre a existência de Deus. O padre aparenta estar ainda mais abalado com a possibilidade de uma crise nuclear. Após a conversa com o padre, Jonas busca no suicídio o fim dos seus tormentos, deixando a esposa grávida e filhos pequenos.

A professora Märta Lundberg (Ingrid Thulin) tenta consolar o padre, pois ambos tem um relacionamento amoroso, mas o padre guarda um trauma do seu passado que o impede de corresponder todo o amor que Märta lhe oferece. O padre é humano como todas as outras pessoas, e o peso da batina começa a pesar. Os diálogos entre o casal são fortes e reveladores.

Ótimo drama sobre existencialismo

Luz de Inverno não é um filme que afirma que Deus não existe, pelo contrário, possibilita a renovação da fé através do desprendimento de dogmas e correntes que aprisionam as pessoas. O filme aborda com maestria temas como fé, medo, dúvidas, amor, paixão, morte, sofrimento e solidão. 

É um retrato forte e real do vazio existencial que mora dentro de cada pessoa. Luz de Inverno  é um grande filme que impressiona devido a beleza e seus significados. 

Ficha técnica

Título original: Nattvardsgästerna
Duração: 81 minutos
Gênero: Drama, Clássico
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Suécia
Ano de lançamento: 1962