Operação Presente (2011): encantadoramente charmoso - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, julho 19, 2023

Operação Presente (2011): encantadoramente charmoso

Operação Presente é um filme de animação de Natal dirigido por Sarah Smith e Barry Cook. O roteiro foi co-escrito por Smith junto de Peter Baynham

Operação Presente
Cena do filme "Operação Presente"

Sinopse - O filme começa com várias perguntas feitas por uma garotinha, Gwen (Ramona Marquez), sobre o bom velhinho. Apesar das dúvidas da sua existência, a menina escreve uma carta ao Papai Noel pedindo uma bicicleta rosa. Arthur (James McAvoy), o filho caçula do Noel, é quem armazena cartas.

Por ser desajeitado, poucos acreditam que ele possa suceder seu pai um dia. Seu irmão mais velho, Steve (Hugh Laurie), herdeiro do trenó, comanda com eficiência e disciplina a entrega mundial de presentes, ele é o criador da nave S-1, nave esta que tem capacidade para transporta 1 milhão de elfos e o Papai Noel (Jim Broadbent) para entregar todos os presentes para 2 bilhões de crianças mundo afora em apenas uma noite.

Tem ainda o Vovô Noel (Bill Nighy), que aos 136 anos despreza toda essa modernidade e diz que o Natal no seu tempo era muito melhor. Contudo, na Noite de Natal, o jovem Arthur descobre que seu pai Noel esqueceu de entregar um presente. Infelizmente é o presente da garotinha que inicia a trama com suas perguntas e dúvidas sobre a existência do bom velhinho.

Arthur e o seu avô decidem tirar o pó do velho trenó, pegar as antigas renas e partir em direção à casa da criança cujo presente foi esquecido. Mas essa missão deve ser feita às escondidas, sem alertar o Polo Norte inteiro. Eles contam com uma pequena ajuda da elfa Bryony (Ashley Jensen).

Animação repleta de magia natalina

Operação Presente é uma animação natalina muito fofa que faz uma grande revelação às crianças e adultos. Quando era criança ficava imaginando como Papai Noel conseguia entregar presentes à todas as crianças do mundo apenas em uma noite. É claro que na era da Internet a magia do Natal se perdeu, mas ainda existem crianças que acreditam no bom velhinho, e escrevem cartas na esperança de receberem aquele tão sonhado presente.

O filme tem uma narrativa leve, coesa e parzerosa de assistir. Não provoca gargalhadas, mas deixa o espectador com um grande sorriso no rosto após seu término. O roteiro é competente em criar uma história encantadora com situações inusitadas, porém fascinantes, que conseguem despertar a magia do Natal naqueles que assistem.

Posso afirmar sem nenhuma dúvida que Operação Presente é um dos melhores filmes natalinos produzidos nas últimas décadas. O filme é adorável e funciona muito bem como uma metáfora divertida desse mundo globalizado, onde poucos ainda desfrutam da magia do Natal.

Ficha técnica

Título original: Arthur Christmas
Duração: 97 minutos
Gênero: Animação, Aventura, Família, Comédia
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América, Reino Unido
Ano de lançamento: 2011