quarta-feira, julho 19, 2023
Um Crime Perfeito (1998): remake de um clássico de Hitchcock
Um Crime Perfeito é um filme de suspense policial dirigido por Andrew Davis, de Efeito Colateral (2002), Reação em Cadeia (1996) e O Fugitivo (1993). O roteiro escrito por Patrick Smith Kelly é vagamente baseado no clássico Disque M para Matar (1954), de Alfred Hitchcock.
Sinopse - Steven Taylor (Michael Douglas) é um gerente de investimentos da Wall Street. Ele é casado com Emily (Gwyneth Paltrow). Os investimentos de Steven não estão dando retorno e para cobrir o prejuízo ele precisará usar a fortuna da esposa, aproximadamente US$ 100 milhões.
Enquanto isso Emily está mantendo um relacionamento extraconjugal com o artista David Shaw (Viggo Mortensen), ela cogita na possibilidade de divorciar-se, mas o que nem imagina é que seu marido sabe do romance proibido.
Frio e calculista, Steven procura o amante de sua esposa decidido a obrigar o homem a assassinar sua mulher, sob pena de revelar sua verdadeira identidade: um ex-condenado que está sendo procurado pela polícia. Convencido que esquematizou um plano perfeito, ele acaba sendo surpreendido quando algo sai errado. A partir daí inicia um jogo de gato-e-rato.
Um thriller imperfeito
Um Crime Perfeito é um suspense mediano, típico das noites de sábado. Mesmo repaginado, o filme continua com "cara" de refilmagem, trazendo várias referências ao clássico de Hitchcock, que é imensamente melhor.
O enredo é trivial, sem tensão e nem grandes reviravoltas. Os personagens são banais, o único que desperta interesse por parte do público é o personagem de Michael Douglas, o vilão da história. Surpreendentemente, ele consegue cativar a todos. No mais, Um Crime Perfeito é só mais um suspense noventista previsível e com um desfecho insatisfatório.
Ficha técnica
Título original: A Perfect Murder
Duração: 107 minutos
Gênero: Suspense, Policial, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1998