O Poder da Sedução (1994): thriller sensual com uma femme fatale maléfica - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, julho 19, 2023

O Poder da Sedução (1994): thriller sensual com uma femme fatale maléfica

O Poder da Sedução é um filme de suspense neo-noir do diretor John Dahl, de Perseguição: A Estrada da Morte (2001) e Cartas na Mesa (1994). O roteiro foi escrito por Steve Barancik.

O Poder da Sedução
Linda Fiorentino e Peter Berg  em cena no filme "O Poder da Sedução"

Sinopse - A trama gira em torno Bridget Gregory (Linda Fiorentino), uma mulher sedutora e inteligente que mora em Nova York e é casada com o médico Clay Gregory (Bill Pullman). Muito ambiciosa, ela convence o marido a vender cocaína medicinal para um distribuidor de drogas, o que rende ao casal cerca de US$ 1 milhão.

Com o dinheiro em suas mãos, ela foge em direção à Chicago. Ao passar na pequena cidade de Beston, Bridget entra em um bar, lá ela encontra Mike Swale (Peter Berg), um perito em seguros, que acaba de retornar a cidade depois de uma desilusão amorosa.

Bridget decide ficar na cidade e consegue um contrato por seis meses como gerente de departamento. Ela diz ao diretor, Bob Trotter (Herb Mitchell), que não pode usar seu verdadeiro nome por estare fugindo do marido por causa de violência doméstica. Assim sendo, é registrada com o nome de Wendy Kroy.

Enquanto isso, em Nova York, seu marido contrata Harlan (Bill Nunn), um detetive particular, com o intuito de localizá-la através do rastreamento de eventuais ligações telefônicas. Depois de algum tempo, eles descobrem seu paradeiro e o detetive viaja até a pequena cidade para forçá-las a volta para casa.

Entretanto, Bridget está disposta a tudo para se livrar de Gregory. Para isso, ela chantageia Mike a colaborar com seus planos e o convence a ir à Nova York para matar de Cahill, alegando que sua esposa está disposta a pagar US$ 3 milhões pelo serviço e que esse valor os ajudaria a começar uma vida nova.

Os dois seguem rumo a Nova York. Ao chegarem no apartamento del Cahill, Bridget pede a Mike que, depois de terminar o serviço, apague as luzes como um sinal para ela. Uma vez no apartamento, Mike amarra a vítima em uma cadeira e, durante uma conversa com seu prisioneiro, descobre que o mesmo não se chama Cahill e sim Clay Gregory, marido de Bridget, que está se fazendo passar por Wendy. Mike descobre da pior forma quem é a verdadeira mulher por quem se apaixonou.

Muito previsível para um neo-noir 

O cinema noir foi muito popular nas décadas de 40 e 50e conta com obras requintadas e apaixonantes. Uma das principais característica do film-noir é o mistério  em torno dos crimes, justamente o que falta em O Poder da Sedução. Tudo é muito óbvio neste filme. As reviravoltas não convencem e as falhas do roteiro chegam a ser risíveis.

A atriz Linda Fiorentino carrega o filme nas costas com sua femme fatale. Fria e calculista, ela não mede as consequências dos seus atos e usa todos os homens que estão a sua volta para atingir seus objetivos. Bridget é odiosa, assim como todos os outros personagens. 

Assistir O Poder da Sedução não foi uma experiência agradável. Talvez o filme funcione melhor com outros espectadores, mas comigo não funcionou. 

Ficha técnica

Título original: The Last Seduction
Duração: 110 minutos
Gênero: Policial, Suspense, Romance, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América, Reino Unido
Ano de lançamento: 1994