A Noiva (2017): terror russo pouco convincente - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, julho 31, 2023

A Noiva (2017): terror russo pouco convincente

A Noiva é um filme de terror sobrenatural, escrito dirigido por Svyatoslav Podgaevskiy, de Feitiço das Trevas (2021), A Babá: O Chamado das Sombras (2020), A Sereia: Lago dos Mortos (2018) e A Dama do Espelho: O Ritual das Trevas (2015).

A Noiva
Victoria Agalakova e Natalia Grinshpun em cena no filme "A Noiva"

Sinopse - O filme inicia no século XIX, mostrando uma tradição no mínimo estranha para os dias atuais: a arte de fotografar os mortos. O registro conhecido como post-mortem tinha duas funções: registrar a última imagem do ente querido ou preservar sua alma por perto. 

O fotógrafo Barin (Igor Khripunov), é especialista na arte, mas ao fotografar a esposa morta, ele sente um desconforto ao perceber a posição que ela se encontra. Durante o enterro, Barin surta e realiza um ritual de ressurreição, sacrificando uma jovem da vila. O resultado não é exatamente o esperado.

Duzentos anos se passam. Entra em cena a jovem Nastya (Victoria Agalakova), está noiva de Vanya (Vyacheslav Chepurchenko). Após a realização da cerimônia civil, o casal viaja rumo ao vilarejo onde reside a família do rapaz.

Ao chegar na casa, ela conhece a irmã do noivo, Liza (Aleksandra Rebenok), que a recebe amistosamente. No entanto, Nastya começa a perceber que havia algo peculiar naquela família. A jovem passa a ser perseguida por uma mulher que se esconde nas sombras... Para piorar ainda mais a situação, Vanya desaparece. Completamente sozinha, a jovem precisará unir todas as forças para lutar contra a família do noivo e contra forças sobrenaturais.

Tradição familiar macabra

A Noiva é daqueles filmes de terror que promete muito, mas que fica apenas na promessa. O enredo totalmente genérico nada mais é que uma cópia de tantos outros filmes do gênero. O inicio é muito bom, o clima gótico e claustrofóbico rende um ou dois sustos e alguns momentos tensos, porém, quando entra em cena o jovem casal, a narrativa se esgota, tudo que havia de inquietante no inicio desaparece, dando espaço para todos os clichês do gênero, se tornando maçante. 

Ficha técnica

Título original: Hebecta
Duração: 93 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Mistério, Drama, Romance
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Rússia
Ano de lançamento: 2017