Guerra Mundial Z (2013): sobre um apocalipse zumbi - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, junho 05, 2023

Guerra Mundial Z (2013): sobre um apocalipse zumbi

Guerra Mundial Z é um filme de terror apocalíptico dirigido por Marc Forster, de O Pior Vizinho do Mundo (2022), Por Trás dos Seus Olhos (2016) e O Caçador de Pipas (2007). O roteiro escrito por Matthew Michael Carnahan Drew GoddardDamon Lindelof é uma adaptação do romance World War Z: An Oral History of the Zombie War, de Max Brooks.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Brad Pitt e Daniella Kertesz em cena no filme "Guerra Mundial Z"

Sinopse - Uma nova epidemia que se alastrou por toda a Terra numa velocidade surpreendente, após infectadas, as pessoas se transformam em zumbis. Diante desse fato extraordinário, o ex-investigador das Nações Unidas, Gerri Lane (Brad Pitt), é convocado para encontrar uma solução e conter a infestação. Ele viaja até Israel para conhecer o muro que impede a invasão dos zumbis e, dessa forma tentar descobrir uma solução que contenha os mortos-vivos.

A proposta que Gerri recebe é que sua esposa Karen Lane (Mireille Enos) e suas duas filhas, Rachel (Abigail Hargrove) e Connie (Sterling Jerins), serão protegidas, porém, ele terá que dar o seu melhor na luta contra os zumbis. Contando com a ajuda de Segen (Daniella Kertesz), Gerri descobre uma maneira de contornar a situação num primeiro momento, mas a guerra contra os zumbis está longe do fim.

Zumbis frenéticos

Guerra Mundial Z é um filme de zumbis diferente dos que estamos acostumados a ver nos filmes mais convencionais do gênero. Aqui os mortos-vivos são vorazes e inteligentes. Não há cenas de carnificina e sanguinolência, mas em compensação a tensão e o pavor permeiam durante toda a trama. A ambientação em tons escuros e luzes vermelhas dá um toque de horror à história. Os personagens são carismáticos e despertam empatia, nos importamos com seus destinos.

Um dos pontos positivos de Guerra Mundial Z é que o espectador recebe uma solução para a epidemia. Geralmente os filmes de zumbis deixam o público no vácuo porque nunca solucionam o problema,  ou seja, os mortos-vivos nunca desaparecem por completo. 

Pode não ser o melhor filme zumbis, mas Guerra Mundial Z tenta trazer algo novo a um subgênero tão desgastado e isso funciona. 

Ficha técnica

Título original: World War Z
Duração: 116 minutos
Gênero: Aventura, Ação, Terror, Ficção Científica
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América, Reino Unido, Malta
Ano de lançamento: 2013