Por Trás Dos Seus Olhos (2016): sobre um relacionamento abusivo - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, abril 28, 2020

Por Trás Dos Seus Olhos (2016): sobre um relacionamento abusivo

Dependência e controle marcam toda a narrativa de Por Trás Dos Seus Olhos, filme do diretor Marc Forster que co-escreveu o roteiro em parceria com Sean Conway.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Blake Lively e Jason Clarke em cena no filme "Por Trás Dos Seus Olhos"

Sinopse - O filme conta a história de Gina (Blake Lively), uma jovem mulher deficiente visual que vive em Bangkok, Tailândia, com o marido James (Jason Clarke). Ao se submeter a um implante de córnea, Gina recupera a visão e também passa a ver detalhes que antes passavam despercebidos sobre sua vida com o marido.

Antes da cirurgia, Gina e James vivem um casamento feliz, ela é dependente dele por causa da sua condução e ele parece gostar dessa dependência, pois o faz sentir-se especial. Para completar a felicidade do casal, eles desejam um filho, ao mesmo tempo que tenta engravidar ela se prepara para submeter-se a um transplante de córnea.

A cirurgia é bem sucedida e Gina volta a enxergar (de um olho). Feliz por estar redescobrimento o mundo, Gina, aos poucos vai retomando sua independência, fato que desestrutura o psicológico do marido que passa a mostrar sinais de possessividade.

Durante uma viagem a Barcelona, Gina mostra estar mais confiante que nunca, enquanto o marido, incapaz de se conectar à versão dela, torna-se cada vez mais ressentido. Ao retornarem para a Tailândia, Gina começa a ter problemas com sua visão: seus olhos lacrimejam invulgarmente e sua visão piora. Aterrorizada com a possibilidade do retorno da cegueira, Gina volta ao médico e descobre uma verdade aterradora.

Quando os cuidados se tornam abusivos

Por Trás Dos Seus Olhos é um ótimo drama existencial com toques de mistério, também é um filme de camadas que abre um leque para interpretações e reflexões. Da fragilidade e dependência surge a força, enquanto da amabilidade e polidez aflora a dominação. O maior mérito do filme é instigar o espectador o tempo todo, por trás de um roteiro simples há uma ferrenha história de um relacionamento abusivo.

De um lado temos a protagonista, uma mulher impossibilitada de enxergar devido um acontecimento na infância, mas que ao ter a possibilidade de recuperar a visão, ressurge independente e vigorosa. De outro lado está o marido, um homem atencioso que dedica boa parte da vida cuidando da esposa, mas não consegue aceitar as mudanças que a vida lhe impõe, tornando-se medroso e egoísta.

Em resumo, Por Trás Dos Seus Olhos é um filme denso, tenso e intenso, com múltiplas facetas que se enlaçam revelando o verdadeiro caráter de cada personagem. É um filme incompreendido que passou despercebido nos cinemas, mas que merece ser redescoberto.

Ficha técnica

Título original: All I See Is You
Duração: 109 minutos
Gênero: Drama, Mistério, Romance
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América, Tailândia
Ano de lançamento: 2016