Gangues de Nova York (2002): um sangrento conto de vingança - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, junho 06, 2023

Gangues de Nova York (2002): um sangrento conto de vingança

Gangues de Nova York é um ótimo drama criminal do diretor Martin Scorsese, de O Irlandês (2019), O Lobo de Wall Street (2013) e Os Bons Companheiros (1990). O roteiro de Jay Cocks, Steven Zaillian e Kenneth Lonergan foi baseado no livro As Gangues de Nova York - Uma História Informal do Submundo de Nova York, que o jornalista Herber Asbury publicou em 1928.

Gangues de Nova York
Daniel Day-Lewis e Leonardo DiCaprio em cena no filme "Gangues de Nova York"

Sinopse - A história concentra-se entre 1830 e 1863, tempo de duras batalhas territoriais na Baixa Manhattan. Duas gangues rivais, os Nativistas (americanos) e os Coelhos Mortos (irlandeses), liderados respectivamente por Bill (Daniel Day-Lewis), o açougueiro e por Vallon (Liam Neeson), o pastor, entram em combate disputando o controle de "Cinco Pontas" (Five Points). 

Os integrantes das gangues mergulham em um conflito sanguento que resulta na morte do pastor, deixando seu filho órfão. Passados 16 anos, Amsterdam Vallon (Leonardo DiCaprio) volta para Nova York querendo vingar a morte do seu pai.

Em meio a conflitos internos, Amsterdan passa seus dias tentando conquistar a confiança de Bill e assim encontrar o momento certo para matá-lo. No entanto, a paixão que ele sente por Jenny Everdeane (Cameron Diaz) resulta na descoberta do seu disfarce e consequentemente coloca sua vida em risco.

História instigante de uma época conturbada

Gangues de Nova York é um filme violento, mas a violência mostrada não é gratuita, é uma disputa engajada ideologicamente. A história contada envolve mentiras, manipulação, traição e vingança. Aqui não existe heróis ou vilões, todos são bandidos e mocinhos ao mesmo tempo. O elenco todo é competente e entrega grandes performances. 

A cena inicial é impressionante, acompanhada de uma trilha sonora tribal cria o clima perfeito para o inevitável combate. É importe observar cada detalhe da sequência inicial, pois todo o entendimento da trama está concentrado nos primeiros minutos. O desfecho também é grandioso. Que final incrível, é brutal, mas não deixa de ser magnifico. 

Algumas pessoas reclamam da duração,  são 166 minutos de duração, mesmo assim não achei cansativo, talvez porque adentrei intensamente dentro da história. Afinal, Gangues de Nova York impressiona em termos de abrangência, personagens bem construídos,  história impactante e cenários que remontam um período conflituoso nas ruas de Nova York. 

Resumo Gangues de Nova York como um épico fascinante, mas desagradável também que nem todos estão preparados para a magnitude da obra, por isso recomendo com ressalva. 

Ficha técnica

Título original: Gangs Of New York
Duração: 166 minutos
Gênero: Drama, Policial
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Estados Unidos da América, Itália
Ano de lançamento: 2002