terça-feira, junho 27, 2023
Gênio Indomável (1997): uma história de superação
Gênio Indomável é um filme de drama do diretor Gus Van Sant, de Inquietos (2011), Elefante (2003) e Encontrando Forrester (2000). O roteiro foi escrito por Ben Affleck e Matt Damon.
Matt Damon e Robin Willians em cena no filme "Gênio Indomável" |
Quando o professor e matemático Gerald Lambeau (Stellan Skargärd) desafia seus alunos passando um problema matemático complexo, Will resolve anonimamente. Fato este que deixa o professor encucado. Lambeau decide então testar o gênio anônimo passando um problema ainda mais complicado de resolver. O rapaz começa a resolver e é surpreendido pelo professor, que o expulsa da sala de aula por pensar que o garoto estava vandalizando, mas acaba descobrindo que Will estava de fato resolvendo as equações.
Depois de se envolver em uma briga, Will vai para a prisão. Porém, professor se responsabiliza por Will diante do juiz e, como parte do acordo, ele terá que fazer terapia. É a partir daí que o psiquiatra Sean McGuire (Robin Willians) entra em ação.
O psiquiatra vem de um passado difícil e a história de Will começa a despertar seu interesse. Aos poucos, Will vai mudando lentamente, passando de um moleque arrogante para um rapaz educado e determinado. Cada pequena mudança é uma grande conquista para Sean, que transforma aquele gênio indomável em seu melhor amigo e confidente.
Sobre genialidades sufocadas
Gênio Indomável é um filme poderoso. O roteiro tem as nuances certas para comover o espectador através de sua pungência e aspectos psicológicos. A genialidade do filme está na jornada dos personagens centrais. O filme todo é de Matt Damon e Robin Willians. Suas performances realistas nos aproximam dos personagens. As mudanças de comportamento do jovem gênio ocorrem lentamente, instiga-nos a querer descobrir qual será seu próximo passo, enquanto isso, o psiquiatra que vive na defensiva vai se desarmando, tornando-se uma figura paternal.
Embora nem todos os espectadores apreciem o filme como eu aprecio, todos provavelmente vão concordar que Gênio Indomável é lindamente filmado em cenários que impressionam e tem uma trilha sonora incrível, discreta porém marcante.
Acredito que Gênio Indomável faça parte daquela remessa de filmes que cada pessoa interpreta de uma maneira diferente, deixando rastros para refletir sobre os mais variados temas. Também mostra que nem sempre as respostas que necessitamos está nos livros. Às vezes a resposta está dentro de si, esperando apenas um toque para ser revelada.
Ficha técnica
Título original: Good Will Hunting
Duração: 126 minutos
Gênero: Drama, Romance
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1997