Filme: "Os Bons Companheiros (1990)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, julho 12, 2015

Filme: "Os Bons Companheiros (1990)"

"Tudo que eu me lembro é que eu queria ser um gângster."

Através da frase citada acima tem início o filme "Goodfellas" que inovou o gênero gângster, trazendo originalidade e criatividade.

O filme foi baseado no best-seller Wiseguy, de 1986, do escritor e roteirista Nicholas Pilegg, sendo dirigido por nada menos que Martin Scorsese. Lançado em 1990, recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição. Venceu na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Além de ganhar diversos prêmios importantes do cinema mundial.

A trama mostra a ascensão e a queda de três gângsters, ao longo de três décadas. Henry Hill (Christopher Serrone/Ray Liotta) idolatra os gângsters da família Lucchese, que residem no Brooklyn de 1955, predominantemente ítalo-americano no leste de Nova York. Querendo fazer parte do grupo, ele sai da escola e vai trabalhar para os mafiosos com apenas 11 anos de idade.
Conhecendo a natureza da máfia, seu pai tenta impedi-lo de se juntar aos gângsters, todavia, os bandidos conseguem manter Henry no grupo e ainda ensinam duas lições importantíssimas dos mafiosos.
Henry fica sob comando de Paul "Paulie" Cicero (Paul Sorvino) e seus associados, Jimmy Conway (Robert De Niro), que arma o sequestro de caminhões, e Tommy DeVito (Joe Pesci), um assaltante com um temperamento forte.
No final da década de 60, os mafiosos roubam o carregamento em dinheiro de um Air France e, este roubo marca a estreia de Henry na máfia. 
Logo, Henry conhece, se apaixona e casa com Karen (Lorraine Bracco), uma garota judia de Five Towns. Inicialmente, Karen desaprova as atividades criminosas do marido, mas logo é seduzida por seu estilo de vida glamoroso.
Os anos passam e na década de 70 Tommy acaba assassinando Billy Batts (Frank Vincent), um mafioso da família Gambino, por insultá-lo sobre ele ser um engraxate em sua juventude. Esse crime poderia levá-los à morte, então Jimmy, Henry, e Tommy sentem a necessidade de encobrir o assassinato.
O casamento de Henry desmorona e ele começa a sair com uma prostituta chamada Janice Rossi (Gina Mastrogiacomo), colocando-a em um apartamento. Quando Karen descobre, ela ameaça os amantes e Henry sai de casa, porém, seus amigos mafiosos o incentivam a voltar com a esposa.
No final da década de 70, Henry é preso e após ser libertado, resolve entrar no mundo do tráfico de drogas, mesmo sendo alertado por Paulie. A partir de então inicia o seu declínio, seja nos negócios obscuros, seja na vida pessoal.
"Os Bons Companheiros" frequentemente é citado como o melhor filme sobre gângster e diversas vezes comparado com a trilogia 'O Poderoso Chefão', e mesmo após tantos anos  de lançamento, o espectador consegue se adaptar facilmente à história e ao estilo do filme.
Com direção genial de Scorsese, atuações inquestionáveis, diálogos memoráveis, excelente fotografia e trilha sonora perfeita e inesquecível, "Os Bons Companheiros" se tornou um dos melhores filmes que assisti na vida e um dos meus favoritos do gênero. 
Tenho o maior prazer em recomendar esta obra-prima para todos os apreciadores da sétima arte.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 146 minutos
Categorias: Thriller, Gângster, Policial, Drama, Biografia, Clássico, Neo Noir
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0