A Noite dos Mortos-Vivos (1968): terror perturbador de zumbis - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, junho 22, 2023

A Noite dos Mortos-Vivos (1968): terror perturbador de zumbis

A Noite dos Mortos-Vivos é um clássico de terror de zumbis do diretor George Romero, que iniciou uma cultuada franquia com mais cinco filmes: Despertar dos Mortos (1978), O Dia dos Mortos (1985), Terra dos Mortos (2005), Diário dos Mortos (2007) e Ilha dos Mortos (2009). O roteiro foi co-escrito por Romero com a colaboração de John Russo.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Judith O´Dea e Russell Streiner em cena no filme "A Noite dos Mortos-Vivos"

Sinopse - O filme segue um grupo de sete pessoas se refugia em uma casa de campo isolada, cercados por uma legião de mortos-vivos que querem devorá-los. O grupo é formado por Ben (Duane Jones), Barbra (Judith O´Dea), Harry Cooper (Karl Hardman), sua esposa Helen (Marilyn Eastman) e a filha pequena Karen (Kyra Schon). Tamb´m estão no grupo o casal de adolescentes Tom (Keith Wayne) e Judy (Judith Ridley), que passeavam pelo local.

Eles foram surpreendidos  por uma avalanche de crimes em massa, com os mortos não sepultados se reanimando nos hospitais, necrotérios e velórios, atacando os vivos e devorando suas vítimas, espalhando uma contaminação em escala crescente e assustadora.

A explicação para essa fato extraordinário é que um satélite foi explodido pela NASA na órbita da Terra e que retornava de uma missão espacial ao planeta Vênus, carregava uma elevada quantidade de radiação, que misteriosamente serviu de componente ativador no cérebro de pessoas mortas que ainda estavam com corpos frescos.

Dessa forma, criou-se mutações e fazendo-as novamente caminhar entre os vivos à procura de carne, espalhando uma contaminação e instaurando o caos na civilização. A única forma de detê-los é com ferimentos na cabeça, destruindo as funções cerebrais, ou através da cremação.

O grupo de refugiados precisa superar primeiramente os conflitos internos de convivência, afinal, estão acuados e submetidos a uma forte pressão psicológica.  Não falta as inevitáveis brigas pela liderança, as diferenças de opiniões, mas eles precisam se unir para combater a invasão dos mortos-vivos e lutarem pela vida.

E foi assim que tudo começou

A Noite dos Mortos-Vivos é um filme de terror estranhamente envolvente. A atmosfera pesarosa carrega um pessimismo que atrai o público. A ameaça crescente de um ataque em massa de zumbis deixa o espectador com os nervos à flor da pele, que torce pelos personagens mesmo sabendo que as chances de sobreviver naquelas circunstâncias eram quase nulas.

George Romero produziu o filme com um orçamento de 114.000 de dólares, e após uma década de relançamentos cinematográficos, faturou cerca de $12 milhões domesticamente e US$ 30 milhões internacionalmente. O baixo orçamento levou Romero a filmar em filme 35 mm preto e branco. Uma decisão acertada que só trouxe benefícios para a obra. Sua ousadia em filmar um final completamente fora do trivial surpreende o espectador mesmo após várias décadas do lançamento. 

A Noite dos Mortos-Vivos não é apenas um simples terror de zumbis esfomeados atrás de carne humana, embora isso seja altamente perturbador, o filme é mais que isso sendo eficaz em tudo que se propõe. É assustador, desesperador, alarmante, tenso, pesaroso e claustrofóbico. Assistir A Noite dos Mortos-Vivos é uma experiência única que todo fã de terror deve sentir. 

Ficha técnica

Título original: Night of the Living Dead
Duração: 96 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Clássico
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1968