Um Príncipe em Nova York (1988): sinônimo de diversão e nostalgia - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, junho 23, 2023

Um Príncipe em Nova York (1988): sinônimo de diversão e nostalgia

Um Príncipe em Nova York é um filme de comédia do diretor John Landis, No Limite da Realidade (1983), Trocando as Bolas (1983) e Um Lobisomem Americano em Londres (1981). O roteiro foi escrito por David Sheffield e Barry W. Blaustein, a partir de um argumento de Eddie Murphy.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Eddie Murphy e Shari Headley em cena no filme "Um Príncipe em Nova York"

Sinopse - Conta a história de Akeem Joffer (Eddie Murphy), príncipe de Zamunda, na África, que se rebela contra seu casamento que já está marcado e decide viajar até a América para conhecer a mulher da sua vida. Após uma conversa com seu pai King Jaffe Joffer (James Earl Jones), o príncipe recebe 40 dias para viajar pelo mundo antes de se casar. 

Ao desembarcar em Nova York, Akeem decide que deve se 'enturmar' com o povo da cidade e depois de ter sua bagagem roubada ele percebe que uma mudança de visual é necessária, então ele e Semmi (Arsenio Hall) saem para conhecer a cidade e seus costumes.

Após uma mudança drástica no visual, os dois começam a procurar pela amada de Akeem. Em uma igreja Akeem conhece Lisa McDowell (Shari Headley), ele decide que deve se aproximar dela, para isso eles se apresentam como estudantes africanos em busca de emprego na lanchonete McDoewell

Lisa é filha do dono do estabelecimento, Cleo McDowell (John Amos), que é interesseiro e atrapalha o romance, pois quer um bom partido para a filha, sem imaginar quem é na verdade seu funcionário. Evidentemente, Akeem e Semmi vão arranjar várias confusões, fazer alguns amigos e até arrumar inimizades. 

Comédia clássica oitentista

Um Príncipe em Nova York é nostalgia total. Mas não se engane, apesar de ter um toque leve e ser agradável de se assistir, não é somente um entretenimento inocente para passar o tempo, a trama toca sutilmente em pontos importantes da sociedade e faz uma crítica social bem atual.

É uma comédia clássica dos anos 80 que traz humor leve e delicioso de assistir, sem baixarias e apelações, é um filme que toda a família pode assistir reunida, certamente arrancará ótimas gargalhadas de todos. Não importa quantas vezes já assistimos, sempre vale a pena rever as peculiaridades da década, com seus trejeitos e comportamentos, além de ser uma das melhores atuações de Eddie Murphy. 

Ficha técnica

Título original: Coming to America
Duração: 116 minutos
Gênero: Comédia, Romance
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1988