Sangue Negro (2007): sobre petróleo, ganância e ruína - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, junho 20, 2023

Sangue Negro (2007): sobre petróleo, ganância e ruína

Sangue Negro é um excelente filme de drama escrito e dirigido por Paul Thomas Anderson, de Licorice Pizza (2021), Trama Fantasma (2017), O Mestre (2012), Magnólia (1999), entre outros sucessos. O roteiro foi livremente baseado no romance Oil! de Upton Sinclair, publicado em 1927.

Sangue Negro
Daniel Day-Lewis e Dillon Freasier em cena no filme "Sangue Negro"

Sinopse - O ano é 1898, Novo México. Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) está em sua modesta mina de prata lutando com uma picareta para tirar algo mais valioso do que algumas faíscas da pedra. Ele sofre um acidente durante a perfuração e com muito esforço consegue sobreviver.

Anos depois, já em 1902, mostra Plainview trabalhando com alguns empregados na perfuração de um outro poço. O espectador percebe que ele alcançou um relativo sucesso profissional nos anos que se passaram. Um novo acidente acontece e um homem acaba morrendo, Plainview então assume a guarda de um bebê, filho do seu empregado falecido.

Agora estamos em 1911, Plainview tem uma grande companhia de perfuração e seu poder já está consolidado, mas sua ganância não tem limites. Este homem ambicioso passa a usar o filho H. W. (Dillon Freasier), para facilitar suas transações negociais, a presença do garoto nos momentos em que ele fecha seus contratos reforça a imagem de 'empresa familiar', que ele usa para dar credibilidade à sua companhia.

Após uma negociação com Paul Sunday (Paul Dano), Plainview parte junto com H. W. em uma expedição para conhecer a região onde a propriedade estava localizada, chegando lá ele se passa por um caçador de codornas e assim, ganhar a confiança da família do rapaz e poder adquirir as terras por um preço bem abaixo do mercado.

Mais uma vez a presença do menino dá credibilidade ao discurso que ele faz, o patriarca da família Sunday acaba caindo fácil em sua lábia. No entanto, Eli Sunday, irmão gêmeo de Paul, não é tão ingênuo quanto o restante de sua casa, ele intervém na negociação que o pai estava fazendo e consegue fechar a venda por um valor bem mais alto do que aquele que fora inicialmente proposto.

Ao comprovar a existência de petróleo, Plainview decide comprar também as propriedades da vizinhança, é então que seus interesses começam a entrar em conflito com os de Eli Sunday. O jovem é um respeitado líder religioso, através de seus sermões ele exerce uma grande influência sobre a população local.

Enquanto Plainview é obcecado pelo poder que tem devido ao petróleo, o jovem Eli é obcecado pelo poder que a religião lhe oferece. E o que veremos a partir de então é um verdadeiro embate para ver quem é capaz de exercer maior influência sobre as pessoas. É inevitável a rivalidade entre os dois.

Obra-prima desconcertante

Sangue Negro é um filme grandioso. Um épico poderoso e sublime que sempre que é revisado surge novas interpretações. É uma obra estupenda, arrebatadora, que cativa e assusta ao mesmo tempo. A complexidade do roteiro abre um leque para inúmeras reflexões. Esse drama familiar nos apresenta um homem que tem tudo que o dinheiro pode comprar, mas não tem o essencial para ser feliz na vida.

A história sobre o magnata do petróleo tem algumas semelhanças com o clássico de Orson Welles, Cidadão Kane (1941)Mas o filme vai além disso, a trilha sonora foi escolhida a dedo e a fotografia é um espetáculo à parte. Os enquadramentos são perfeitos. E não esquecendo a direção competente de Paul Thomas Anderson, um dos melhores cineastas do nosso tempo.

O elenco é excepcional e conta com atuações magistrais, Daniel Day-Lewis está perfeito, ele fez uma das mais belas e convincente interpretações que já assisti. Paul Dano também está incrível na pele dos irmãos gêmeos. Sangue Negro é dos dois atores, disso não tenho dúvida. 

Por fim, Sangue Negro é um épico espetacular sobre ganância, luta pelo poder e manipulação das pessoas. Mergulhamos profundamente no íntimo dos personagens e vamos descobrindo seus "podres". Vemos aqui um jogo de Egos, os personagens centrais são peças de um tabuleiro de xadrez, distribuídas estrategicamente, de um lado está a fé, e do outro o dinheiro.

Ficha técnica

Título original: There Will Be Blood
Duração: 158 minutos
Gênero: Drama
Classificação: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2007