Selma - Uma Luta Pela Igualdade (2015): retrato memorável de um líder - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, maio 27, 2023

Selma - Uma Luta Pela Igualdade (2015): retrato memorável de um líder

Selma - Uma Luta Pela Igualdade é um filme de drama biográfico dirigido por Ava DuVernay, de Uma Dobra no Tempo (2018), A Porta (2013) e No Meio do Nada (2012). O roteiro escrito por Paul Webb é baseado nas marchas de Selma a Montgomery liderada por James Bevel, Hosea Williams, Martin Luther King Jr. e John Lewis, no ano de 1965. 

Dicas de Filmes Pella Scheila
Cena do filme "Selma - Uma Luta Pela Igualdade"

Sinopse - A trama inicia logo após Matin Luther King Jr. (David Oyelowo) receber o Nobel da Paz em 1965. Ele está determinado em conseguir que todos os negros possam obter o direito de votar e serem reconhecidos como cidadãos civis pelos Estados Unidos. King tenta convencer o presidente Lyndon Johnson (Tom Wilkinson) a assinar um projeto de lei sobre o assunto, mas não obtém sucesso.

Sem outra opção, King decide organizar o povo em uma marcha que vai da cidade de Selma, no interior do Alabama, até Montgomery, capital do mesmo Estado governado pela racista George Wallace (Tim Roth). 

Perseguidos pelas autoridades, até pelo presidente do EUA que ordena ao chefe do FBI Edgar Hoover (Dylan Baker), grampear todos os seus telefones, mesmo com sua esposa Correta Scott King (Carmen Ejogo) recebendo inúmeras ameaças, King e seus companheiros de luta não esmorecem, aliás, se fortificam ainda mais.

King consegue mobilizar a população que se unem à sua causa, negros, brancos, católicos, protestantes e religiosos de outros credos marcham, lado a lado, em busca da democracia, ainda que esse ato custe suas vidas.

Filme poderoso sobre o movimento dos direitos civis

Selma - Uma Luta Pela Igualdade é um ótimo filme, chegou quieto, sem badalações, mas foi ganhando o coração do público ao redor do mundo. O segredo de tanto sucesso é muito simples, apresenta uma história real. A história de um homem negro que devotou toda a sua vida em nome de um sonho, ver a igualdade entre negros e brancos no seu país.

Retratando de forma épica e comovente, Selma - Uma Luta Pela Igualdade é um filme que impressiona, seja pela direção e atuações impecáveis, seja pelas cenas de covardia que King e seus companheiros sofreram. Homens, mulheres, jovens, idosos, todos eram tratados de forma desumana pelas autoridades.

Enquanto assistia, pensamentos rondavam minha mente, os fatos enfrentados por Luther King na década de 1960 são bem atuais e nos levam a refletir sobre o racismo que ainda estão enraizados dentro da nossa sociedade egoísta, que inferioriza as pessoas pela cor da pele. 

Selma - Uma Luta Pela Igualdade foi uma das cinebiografias mais emocionante que assisti nos últimos tempos. Martin Luthler King não é endeusado ou tratado como herói, o filme apresenta um homem determinado, íntegro, com um caráter exemplar, mas que tinha falhas, também errava e tinha medos, enfim, um ser humano de verdade. Os ideias de Matin Luther King devem permanecer vivos nas nossas mentes e serem repassados para todas as gerações futuras.

Ficha técnica

Título original: Selma
Duração: 128 minutos
Gênero: Biografia, Drama, Histórico
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América, Reino Unido, França
Ano de lançamento: 2015