Ted Bundy - A Irresistível Face do Mal (2019): sobre um lobo disfarçado - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, maio 27, 2023

Ted Bundy - A Irresistível Face do Mal (2019): sobre um lobo disfarçado

Ted Bundy - A Irresistível Face do Mal é um suspense policial biográfico dirigido por Joe Berlinger, de Bruxa de Blair 2 (2000). O roteiro escrito por Michael Werwie foi baseado no livro de memórias Bundy, The Phantom Prince: My Life with Ted Bundy, escrito por Elizabeth Kloepfer, ex-namorada de Bundy.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Lily Collins e Zac Efron em cena no filme "Ted Bundy - A Irresistível Face do Mal"

Sinopse - O ano é 1969. O jovem Ted Bundy (Zac Efron) cursa direito em Seattle, ele conhece Liz Kendall (Lily Collins), uma moça ingênua que trabalha como secretária. Logo eles iniciam um relacionamento. Ted é atencioso e amoroso, um pai perfeito para Molly, filha de Liz.

Cinco anos depois os noticiários passam a noticiar uma série de assassinatos de mulheres lago Sammamish. Testemunhas afirmam terem visto um homem com as características de Ted rondando a região. Em 1975, Ted é preso. Mesmo sendo apontado por Carol DaRonch (Grace Victoria Cox) como seu sequestrador, Ted é libertado sob fiança. Liz o aceita de volta em sua casa.

Mais tarde ele é preso novamente, julgado e condenado a cumprir pena na Prisão Estadual de Utah. Em 1977, ele é transferido para Aspen, Colorado. Mesmo com tantas evidências, Liz se recusa a acreditar que o namorado é um assassino frio e calculista. Durante o julgamento no tribunal do Condado de Pitkin, Ted decide ser seu próprio advogado. Liz termina seu relacionamento, mas toda a situação que vem enfrentando abala seu psicológico.

Ted consegue fugir da prisão e enquanto esteve em liberdade, novas vítimas começam a aparecer. Após ser recapturado, ele passa a receber inúmeras fãs apaixonadas, uma delas é Carole Ann Boone (Kaya Scodelario), uma amiga do colégio que acredita cegamente na inocência de Ted. Eles iniciam um relacionamento amoroso, mas Ted continua tentando contato com Liz. O juiz Edward Cowart (John Malkovich) condena Ted à pena de morte, mas ele continua alegando inocência.

A vida dupla de um serial killer

Ted Bundy - A Irresistível Face do Mal é um filme complementar, para conhecer toda a história do maior serial killer dos Estados Unidos é necessário assistir o documentário Conversations with a Killer: The Ted Bundy Tapes, ambos dirigidos por Joe Berlinge. Algumas pessoas não gostaram deste filme por causa das licenças poéticas, porém, a falta de cenas gore é justificada pelo fato da obra focar nas memórias da ex-namorada de Ted Bundy e não na brutalidade dos seus crimes.

Em momento algum o filme tenta chocar o público, mas induzi-lo à reflexão. Assassinos em série jamais demonstram à família e amigos quem são de fato. Ted era um assassino predador, um verdadeiro monstro na rua, mas para sua família era o melhor esposo e pai. Se no filme Ted Bundy consegue seduzir o público, imaginem na vida real, por isso é entendível as dúvidas de Liz. O filme nos faz pensar que um assassino pode estar vivendo do nosso lado e nem sempre aquela pessoa boa é realmente bondosa.

Ademais, Ted Bundy - A Irresistível Face do Mal é um bom filme que tenta colocar o espectador na mesma visão da opinião pública da época. Não romantiza o monstro, apenas nos faz ver o quanto somos ingênuos ao acreditar cegamente nas pessoas. Segundo a lei: todos são inocentes até que se prove o contrário; eu penso que todos são culpados até que se prove a inocência.

Ficha técnica

Título original: Extremely Wicked, Shockingly Evil and Vile 
Duração: 100 minutos
Gênero: Biografia, Suspense, Policial, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2019