O Garoto (1921): uma comédia silenciosa inesquecível - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, maio 28, 2023

O Garoto (1921): uma comédia silenciosa inesquecível

O Garoto é um clássico do cinema mudo que foi escrito, produzido, dirigido e estrelado por Charles Chaplin.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Charles Chaplin e Jackie Coogan em cena no filme "O Garoto"

Sinopse - O filme começa mostrando uma moça (Edna Purviance) que acabara de ter um filho. Sem saber o paradeiro do pai do seu bebê e sem nenhuma condição financeira para sustentar o recém-nascido, ela opta por abandoná-lo dentro de um carro pertencente a algum ricaço. O carro é roubado e quando os ladrões percebem a existência do recém-nascido, decidem abandoná-lo na rua. Após ser abandonado duas vezes, o bebê é encontrado por Carlitos (Charles Chaplin).

Carlitos tenta encontrar alguém que pudesse ficar com a criança, mas todos se recusam a ajudá-lo. Então percebe que ele é o único que pode cuidar do menino e decide adotá-lo como seu filho. Ao longo de cinco anos, Carlitos e o Garoto (Jackie Coogan) não se desgrudam e batalham juntos pela sobrevivência. O garotinho vai crescendo e aprendendo os truques necessários para viver no meio da pobreza.

A mãe do Garoto se tornou uma atriz famosa e doa parte do seu dinheiro à caridade, mas o que ela mais deseja é reencontrar aquele recém-nascido que abandonou no passado, nem imagina que seu menino está por perto. Enquanto isso, Carlitos e o Garoto tentam ganhar o pão de cada dia, o trabalho do garotinho era quebrar vidraças para que seu pai pudesse consertá-las. Apesar da extrema pobreza que vive, o Garoto é feliz.

Certo dia, o menino adoece e todos descobrem que o Garoto não era filho biológico de Carlitos. Os agentes do orfanato aparecem naquela humilde casa para levar o menino. Carlitos fica arrasado ao ver seu amado filho sendo levado à força para o orfanato. Nesse meio tempo, a mãe do Garoto descobre que seu filho está vivo e muito próximo. O desfecho é emocionante.

Sem palavras, apenas risos e lágrimas

O Garoto é uma obra-prima de rara beleza, mostra que palavras e sons são desnecessários quando se deseja tocar profundamente um coração. Com uma pureza incomum, o filme desperta os mais lindos sentimentos no espectador. É possível sentir os risos, o choro, os gritos e podemos captar as cores dessa obra, mesmo sendo um filme do cinema mudo e em preto e branco.

Observamos os gestos, as expressões, os olhares tristes, cada ator está incrivelmente perfeito no seu papel. Charles Chaplin, como sempre, um gênio, arrancando lágrimas e sorrisos do público. Edna Purviance está esplendorosa, transmite delicadeza e emociona com suas expressões de sofrimento. E o garoto, que menino mais adorável, um encanto de criança, era o Chaplin em miniatura, simplesmente fantástico. 

O Garoto mostra um cinema cru, sem efeitos especiais e enredo mirabolante, por isso é um filme especial, com valor inestimável. O filme surgiu em uma época que o povo sofria com as privações causadas pela Primeira Guerra Mundial e o personagem Carlitos divertia o público que vinha do mundo pós-guerra. Chaplin conhecia a fórmula mágica para dosar humor e tristeza de maneira homogênea em seus filmes.

É uma comédia que faz rir, mas ao mesmo tempo arranca lágrimas, uma verdadeira montanha russa de sentimentos. O Garoto não é apenas uma obra de arte, é uma verdadeira lição de vida para todos nós.

Ficha técnica

Título original: The Kid
Duração: 68 minutos
Gênero: Comédia, Drama, Família, Clássico
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2021