Philomena (2014): drama intenso baseado em fatos reais - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, maio 15, 2023

Philomena (2014): drama intenso baseado em fatos reais

Philomena é um drama biográfico baseado no livro The Lost Child of Philomena de Martin Sixsmith, publicado em 2009. O filme foi dirigido por Stephen Frears, de Victoria e Abdul (2017), A Rainha (2006), Coisas Belas e Sujas (2002) e Ligações Perigosas (1988). O roteiro foi escrito por Steve Coogan e Jeff Pope.

Philomena
Judi Dench e Steve Coogan em cena no filme "Philomena"

Sinopse - A trama nos leva para a Irlanda da década de 50, um país profundamente católico, com pessoas conservadoras e de costumes muito rígidos. É nesse cenário que conhecemos Philomena (Sophie Kennedy Clark), uma linda garota no auge dos seus 18 anos que é seduzida por um rapaz galanteador, ela se deixa levar pelas emoções até então nunca sentidas, gerando consequências que mudariam seu destino.

Philomena fica grávida, isso se torna uma vergonha para a família conservadora e a garota é enviada para o convento de Rosacrea, onde é obrigada a trabalhar em serviços pesados. Depois do nascimento do filho ela é forçada pelas freiras a entregar a criança para adoção.

Passados 50 anos, Philomena (Judi Dench) ainda não se conforma com a atrocidade que sofreu na juventude e busca incansavelmente encontrar seu filho Anthony, sem nunca obter resultados positivos.

A única lembrança que ela tem é uma foto do menino que Philomena guarda como seu tesouro mais valioso. Entretanto, a vida dessa mulher sofrida muda depois que ela conhece o jornalista Matin Sixsmith (Steve Coogan).

Depois de conhecer sua história mais a fundo e visualizar o sofrimento que aquela idosa carrega na alma, ele decide ajudá-la a encontrar o filho. O dois unem forças para encontrar a criança já adulta. Grandes revelações virão à tona.

Um filme sublime interpretado de maneira soberba

Philomena é um filme sensível, que expõe um drama real vivido por inúmeras mulheres irlandesas que perderam seus filhos por causa do fanatismo religioso. Pessoas de má índole que carregavam dentro de si uma fé cega e eram incapaz de enxergar o lado das meninas, mães solteiras, abandonadas por seus familiares e que tiveram seus filhos arrancados dos seus braços por religiosas que vendiam as crianças. 

Algumas pessoas chamam o filme de anticatólico, pode até ser, mas tudo que é mostrado realmente aconteceu. Não sobre a religião, é sobre pessoas maldosas que se escondem atrás da religião para cometer todo tipo de atrocidade. É sobre um tipo de gente que se auto intitula "enviadas por Deus" e que se sente no direito de julgar, condenar e apedrejar seus semelhantes "em nome de Deus".

A história contada é amarga, dói na alma ver algumas cenas principalmente por se tratar de acontecimentos reais, mas é um filme necessário. Depois de assistir o filme procurei ler a história de Philomena e me tornei fã daquela mulher forte, que provou ser um exemplo de ser humano (quem assistir concordará comigo). 

Ficha técnica

Título original: Philomena
Duração: 98 minutos
Gênero: Biografia, Drama, Comédia
Classificação indicativa: 10 anos
País de origem: Reino Unido, França, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2014