Distrito 9 (2009): um conto futurístico com temas atuais - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, maio 15, 2023

Distrito 9 (2009): um conto futurístico com temas atuais

Distrito 9 é um suspense de ficção científica do diretor Neill Blomkamp, de Chappie (2015) e Elysium (2013). O roteiro foi escrito por Blomkamp junto de Terri Tatchell

Dicas de Filmes Pela Scheila
Sharlto Copley em cena no filme "Distrito 9"

Sinopse - A trama começa relatando o caos que a capital da África do Sul se tornou depois de um inusitado acontecimento. Vinte e oito anos antes, uma nave pairou sobre a cidade de Johanesburgo. As autoridades locais invadem a nave e encontram alienígenas desnutridos que são retirados e levados para uma área isolada, o Distrito 9, exatamente abaixo da nave.

Lá, os alienígenas são abandonados à própria sorte, no entanto, as fugas se tornam constante e, fora do Distrito 9, eles acabam destruindo tudo o que veem pela frente, transformando a cidade em um grande caos.

A população pressiona e um setor específico é criado pelo governo a fim de pacificar a relação entre alienígenas e humanos. Uma equipe é destinada para recolher assinaturas dos alienígenas e enviá-los para o Distrito 10 - um local planejado e organizado para melhorar a vida das criaturas.

O escolhido para liderar a missão é o genro do presidente da Companhia, Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley). O local onde os alienígenas residem se assemelha à favelas e ao invadir um barraco, Wikus encontra uma espécie de laboratório. Descuidadamente, ele pega um cilindro que acaba jorrando um líquido em seu rosto.

Passado algum tempo, Wikus começa a sentir-se mal, ele pensa que seja algum alimento que não lhe fez bem. Ao retornar para casa, ele continua passando mal. Ao procurar o hospital, ele fica sabendo que está passando por uma mutação, se tornando uma espécie de alienígena.

Assustado, ele foge para o único lugar onde não seria descoberto, o Distrito 9. Entretanto, é constantemente perseguido, até que é capturado e torturado pela mesma empresa que trabalhava. Wikus descobre da pior forma as verdadeiras intenções das autoridades em relação aos alienígenas.

Excelente analogia à temas delicados

Distrito 9 é uma ficção científica que traz uma crítica social pesada sobre as consequências do choque entre raças. Além de ser um ótimo suspense, os 30 minutos finais são altamente tensos e repletos de ação. O filme também tem seus momentos cômicos que consegue dispersar um pouco a tensão, mérito ao ator Sharlto Copley que consegue arrancar risos do espectador com seu jeito desastrado em cenas recheadas de ironia e humor negro.

Longe de ser uma ficção científica convencional, Distrito 9 é um filme corajoso ao fugir dos padrões hollywoodianos. O diretor Neill Blomkamp criou sua obra-prima ao reinventar tudo aquilo que sabíamos sobre alienígenas, mudando o ponto de vista e nos presenteando com uma história original, hipnotizante, bem elaborada e com orçamento enxuto. Esse filme prova que não é necessário orçamentos exorbitantes para produzir ótimos filmes. Basta uma boa ideia nas mãos das pessoas certas.

Em suma, Distrito 9 revolucionou um gênero tão explorado, mas jamais mostrado, até então, com tamanha ousadia e originalidade. É uma obra espetacular com excelentes efeitos de CGI e brilhantemente reflexiva. Superou todas as minhas expectativas.

Ficha técnica

Título original: District 9
Duração: 112 minutos
Gênero: Ficção Científica, Ação, Thriller
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: África do Sul, Estados Unidos da América, Nova Zelândia, Canadá
Ano de lançamento: 2009