Ligações Perigosas (1988): um perigoso jogo de sedução - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, julho 31, 2022

Ligações Perigosas (1988): um perigoso jogo de sedução

Ligações Perigosas é um clássico oitentista formidável do diretor Stephen Frears. O roteiro de Christopher Hampton é uma adaptação do romance homônimo de Pierre Choderlos de Laclos, publicado em 1782.

Ligações Perigosas
Glenn Close e John Malkovich em cena no filme "Ligações Perigosas"
Sinopse - A trama foi elaborada para relatar situações de corrupção moral dentro da aristocracia francesa do século XVIII com seus jogos de sedução, poder, traição e vaidade. Gira em torno da Marquesa Isabelle de Merteuil (Glenn Close), uma mulher que foi abandonada pelo marido e que aprendeu como manipular e ferir profundamente as pessoas.

Dona de uma vida dupla, ela brinca com a vida dos outros, especialmente com sua prima Madame de Volanges (Swoosie Kurtz) e sua filha Cécile de Volanges (Uma Thurman), a qual está prometida em casamento ao ex-marido da Marquesa. 

O desejo da marquesa é que a jovem perca a boa reputação e com isso exponha ao ridículo seu ex-cônjuge. Para atingir seu objetivo maquiavélico, ela conta com a ajuda do Visconde de Valmont (John Malkovich), que a princípio rejeita a proposta por acreditar, que seduzir uma moça virgem é muito fácil e mancharia a sua reputação de cafajeste.

Seu alvo é a recatada Madame Marie de Tourvel (Michelle Pfeiffer), uma mulher casada que está passando alguns dias na casa da sua tia Madame de Rosemonde (Mildred Natwick) enquanto o marido viaja a negócios no exterior.

Mas ao descobrir que a Madame de Volanges escreve cartas para a Madame de Tourvel sobre o seu caráter, o Visconde de Valmont decide agir, para isso ele conta com a ajuda do professor de música de Cécile, o ingênuo Raphael Danceny (Keanu Reeves) por quem a garota está apaixonada.

E, a ingênua Cécile cai nas artimanhas do Visconde. Ele, porém continua firme e forte no seu propósito de seduzir a Madame de Tourvel. Entre jogos de sedução e manipulações, acompanhamos o desenrolar de uma tragédia anunciada.

Quem brinca com fogo, acaba queimado

Ligações Perigosas faz parte de uma remessa de filmes que são praticamente perfeitos. O enredo carregado de jogos de poder e sedução é hipnotizante. Somos envolvidos por uma atmosfera aristocrática carregada de mentiras, onde o glamour encobre as mais nefastas ações. O filme é basicamente um conto de moralidade. Mostra o lado mais nojento do ser humano evidenciando toda a malícia que habita nalgumas pessoas.

O elenco poderoso dá vida a personagens marcantes. Isabelle de Merteuil é a fortaleza em pessoa, mas tão digna de pena. Visconde de Valmont é o típico homem mundano que sente prazer em causar sofrimento aos outros. Marie de Tourvel é a fragilidade em pessoa. Cécile de Volanges e Raphael Danceny transmitem a inocência da época. Um quinteto formado por grandes nomes do cinema.

De todas as versões feitas para o cinema, sem dúvida Ligações Perigosas é a que mais se aproxima da essência do livro. O roteiro é bem trabalhando, detalhando todas as inescrupulosidade daquela época, mas se observamos mais atentamente, percebemos que as maledicências do século XVII continuam vívidas nas pessoas. Os séculos passam, mas a natureza humana não evolui. 

Ficha técnica

Título original: Dangerous Liaisons
Duração: 119 minutos
Gênero: Romance, Drama, Clássico
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1988