Os Homens que não Amavam as Mulheres (2009): thriller sueco tenso e intenso - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, maio 29, 2023

Os Homens que não Amavam as Mulheres (2009): thriller sueco tenso e intenso

Os Homens que não Amavam as Mulheres é um suspense policial dirigido por Niels Arden Oplev, de O Sequestro de Daniel Rye (2020) e Sem Perdão (2013). O roteiro escrito por Nikolaj Arcel e Rasmus Heisterberg foi baseado na série Milllennium composta por três volumes, do escritor Stieg Larsson.

Os Homens que não Amavam as Mulheres
Michael Nyqvist e Noomi Rapace em cena no filme "Os Homens que não Amavam as Mulheres"

Sinopse - A trama gira em torno de Mikael Blomkvist (Michael Nyqvist), um homem de meia-idade responsável pela revista Millenium que é acusado e preso por calúnia e difamação ao denunciar um magnata envolvido com contrabando de armas. Para evitar que sua sentença prejudique a revista, o jornalista se desliga temporariamente da Millenium durante os meses que antecedem à prisão, deixando as responsabilidades da revista com a sua sócia, Erika Berger (Lena Endre).

Paralelamente, conhecemos a hacker cibernética, Lisbeth Salander (Noomi Rapace). Seu estilo punk a diferencia das demais pessoas, mas por detrás das tatuagens e piercing há uma mulher traumatizada. A jovem é contratada pela Milton Security para vasculhar toda a vida de Mikael Blomkvist. Ao invadir dados pessoas do jornalista, Lisbeth fica intrigada, pois Mikael jamais protagonizou alguma ação comprometedora.

Nesse meio tempo, a vida pessoal de Lisbeth acaba se tornando um verdadeiro inferno quando seu tutor é trocado por Mils Bjurman (Peter Andersson), um homem sádico que abusa sexualmente de Lisbeth toda vez que ela precisa pedir uma quantia do seu próprio dinheiro.

Quando Mikael é contratado como investigador particular de Henrik (Sven-Bertil Taube), dono da Indústria Vanger, finalmente os caminhos do jornalista e da hacker se cruzam. O trabalho de Mikael consiste em desvendar o misterioso desaparecimento da sobrinha Harriet Vanger (Julia Sporre) ocorrido há quase quatro décadas.

Contando com a ajuda de Lisbeth, Mikael adentra nos segredos mais obscuros da família Vanger, trazendo à tona diversos crimes praticados contra mulheres que  nunca foram solucionados.

Suspense policial da melhor qualidade

Os Homens que não Amavam as Mulheres é um dos melhores thrillers investigativos que assisti. O filme segue fielmente o livro do qual a história foi adaptada. Existe um remake norte-americano dirigido por David Fincher, uma refilmagem bem feitinha, mas que deixou de abordar toda a violência escrita por Stieg Larsson em sua trilogia, quebrando a tensão existente nos livros.

Nesta versão sueca, o machismo é exposto sem máscaras, as cenas de violência contra a mulher são fortes, dolorosas de ver, mas ao mesmo tempo necessárias para suscitar discussões sobre o assunto. O filme instiga o espectador a refletir que se para o autor da violência o ato praticado não passa de alguns segundos de sua vida, para quem sofre a violência é algo que carregará consigo pelo resto da vida.

A história contada em Os Homens que não Amavam as Mulheres é instigante e envolvente. Há várias subtramas dentro do filme, mas nenhuma compromete o desenvolvimento da trama principal. É um filme de camadas onde nada é negligenciado, tudo se encaixa e nenhuma ponta fica solta no final. Os personagens são complexos, todos bem construídos. Alguns simpatizamos desde o início, outros odiamos profundamente, mas todos são marcantes e essenciais para o desenvolvimento da história. Os cenários gélidos da escandinava ajudam a elevar a tensão, tudo é muito frio e sombrio neste filme.

Assistir Os Homens que não Amavam as Mulheres foi uma experiência única. O filme me fez adentrar em um mundo assombroso, repleto de personagens maléficos, onde a corrupção e a maldade são estilos de vida. Enfim, um filme inesquecível que me surpreende sempre que reviso. Altamente recomendável.

Ficha técnica

Título original: Män Som Hatar Kvinnor
Duração: 152 minutos
Gênero: Policial, Suspense, Mistério, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Suécia, Dinamarca, Noruega, Alemanha
Ano de lançamento: 2009